terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Rotina

Esse modelo de rotina é de uma 4ª série ou 5° ano do Ensino Fundamental.

Nessa rotina foi levado em conta os eixos da Matemática e em Português dividiu-se em tópicos o estudo dessa disciplina.

Gêneros textuais - distribuir os vários gêneros ao longo do ano: contos, fábulas, poesias, relatos, instrucionais, propaganda, cartas, bilhetes etc.

Sequências didáticas - a partir das reescritas o professor detectará quais as maiores dificuldades da classe e montará atividades para suprí-las: coesão, coerência, paragrafação, substantivos próprios e comuns, pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal etc.

Sequências ortográfica: a partir das reescritas verificar quais as dificuldades ortográfica da classe e trabalhar uma sequência de atividades.

Reescrita: quinzenalmente trabalhar uma reescrita com a classe, uma sugestão é fazer uma votação com a turma a partir das leituras diárias, os alunos escolherão a que mais gostaram para reescrever. Lembre-se que a reescrita deve ser feita ora em dupla ora individual,  no caso de avaliação deve se fazer individual.

Revisão: quinzenalmente, pois logo após a reescrita, na semana seguinte fazer a revisão com a classe. Não é aconselhável uma revisão do texto todo, escolher trechos para os alunos corrigirem. Há várias técnicas de revisão.

Em História, Geografia e Ciências o grande objetivo é trabalhar os textos informativos - adquirir o comportamento leitor, veja a página nesse blog sobre oficina pedagógica.

Matemática trabalhar os eixos, isso propicia ao aluno manter contato com todo o conteúdo de Matemática o ano todo, não apenas por bimestre como era dividido antes.
Os eixos são: números e operações; medidas e grandezas; espaço e forma e tratamento da informação.







Essa rotina pode ser adaptado para qualquer série.

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário