Esse modelo de rotina é de uma 4ª série ou 5° ano do Ensino Fundamental.
Nessa rotina foi levado em conta os eixos da Matemática e em Português dividiu-se em tópicos o estudo dessa disciplina.
Gêneros
textuais - distribuir os vários gêneros ao longo do ano: contos,
fábulas, poesias, relatos, instrucionais, propaganda, cartas, bilhetes
etc.
Sequências
didáticas - a partir das reescritas o professor detectará quais as
maiores dificuldades da classe e montará atividades para suprí-las:
coesão, coerência, paragrafação, substantivos próprios e comuns,
pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal etc.
Sequências
ortográfica: a partir das reescritas verificar quais as dificuldades
ortográfica da classe e trabalhar uma sequência de atividades.
Reescrita:
quinzenalmente trabalhar uma reescrita com a classe, uma sugestão é
fazer uma votação com a turma a partir das leituras diárias, os alunos
escolherão a que mais gostaram para reescrever. Lembre-se que a
reescrita deve ser feita ora em dupla ora individual, no caso de
avaliação deve se fazer individual.
Revisão:
quinzenalmente, pois logo após a reescrita, na semana seguinte fazer a
revisão com a classe. Não é aconselhável uma revisão do texto todo,
escolher trechos para os alunos corrigirem. Há várias técnicas de
revisão.
Em
História, Geografia e Ciências o grande objetivo é trabalhar os textos
informativos - adquirir o comportamento leitor, veja a página nesse blog
sobre oficina pedagógica.
Matemática
trabalhar os eixos, isso propicia ao aluno manter contato com todo o
conteúdo de Matemática o ano todo, não apenas por bimestre como era
dividido antes.
Os eixos são: números e operações; medidas e grandezas; espaço e forma e tratamento da informação.
Essa rotina pode ser adaptado para qualquer série.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário