domingo, 16 de fevereiro de 2014

Com cuidado, é permitido brincar na chuva

fotovdmbanhodechuva2


Março e abril são meses de muita chuva, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste do país, e brincar na água é uma das atividades preferidas da criançada. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a saúde e a segurança dos pequenos especialmente nos dias cinzentos.

A primeira precaução deve ser em relação a raios e relâmpagos. Permita que seu filho saia para a rua apenas debaixo de chuviscos ou garoas. Por mais que a brincadeira seja divertida, quando a chuva é muito forte, é perigoso ficar em espaços abertos ou perto de árvores. O risco de choque e até morte é grande. Na hora de brincar na chuva também existe o risco de quedas. Segundo a pediatra Filumena Gomes, o melhor é que os pequenos calcem botas e sapatos antiderrapantes para evitar escorregões, além de não brincarem perto de rios ou pisos escorregadios.

Outro cuidado é em relação às doenças presentes em água contaminada, chamadas de doenças hídricas, como leptospirose, febre tifóide, hepatite A e parasitas intestinais. “Quanto maiores o tempo de exposição à água de enchente e a superfície do corpo exposta, maior o risco de pegar uma doença”, alerta o diretor do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edimilson Migowski. “A água da chuva em si não é um grande problema, mas sim os alagamentos com água pluvial acumulada e contaminada, principalmente em locais que não têm saneamento básico”, explica o secretário geral da Sociedade Brasileira de Infectologia Aluisio Augusto Segurado.

Depois da brincadeira, os pais devem dar um banho caprichado com água e sabão nas crianças para eliminar os possíveis micro-organismos com os quais elas podem ter entrado em contato ao brincar nas poças d’água. Além disso, é importante observar se os pequenos apresentam algum sintoma como diarreia, febre ou mal-estar. Em qualquer um desses casos, a recomendação é procurar um médico imediatamente.

Quando a tempestade é intensa, com raios e trovões, ou quando ocorrem alagamentos, o melhor é permanecer em casa. O que não impede que pais e filhos aproveitem um dia chuvoso com outras atividades, seja desenhando, brincando com massinha de modelar ou inventando uma receita na cozinha. Dentro ou fora de casa, os dias de chuva são uma ótima oportunidade para passar mais tempo com as crianças.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário