terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Criatividade para escrever

Criança gosta de movimento e isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Então, que tal colocar uma pitada a mais de movimento na hora de escrever e ainda de quebra estimular a criatividade?
Será necessário:
- papel, lápis e borracha para cada criança que participar da atividade.
Procedimento:
Organize as crianças sentadas em círculo.
Diga para elas escreverem o nome delas na parte superior da folha. Depois deverão escrever apenas uma palavra que servirá como início de uma frase. Saliente a necessidade de escrita com letra legível!
Ao seu sinal a criança deverá deixar sua folha na carteira, ir para o lugar do seu colega da esquerda e escrever na folha dele uma outra palavra que faça sentido com aquela que o colega escreveu. Assim a atividade continua até a criança chegar ao seu lugar original.
Depois cada criança irá ler para o grupo o texto da sua folha. Alguns textos farão sentido, outros não.
Esse será um momento excelente para cada criança fazer as correções que julgar necessário, e, claro, você fará a mediação.
Viu que maneira legal de trabalhar escrita, leitura, ortografia…??? Mesmo que, em um primeiro momento, esta atividade gere uma certa confusão, faça-a outras vezes. Você verá que pouco a pouco as crianças ficarão mais organizadas e criativas.
Variação: ao invés de palavras, as crianças poderão fazer desenhos. Ou seja, uma criança faz um desenho e os colegas vão acrescentando outros desenhos que façam sentido. Depois é só organizar uma exposição! 

Fonte: Psicosol

Nenhum comentário:

Postar um comentário