sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Sala de aula alfabetizadora

Diferentemente do que se pensa, a escola não é a porta de entrada para o aprendizado do sistema de escrita. Em casa e em outros ambientes, as crianças ficam expostas desde muito cedo a diversas práticas de leitura e escrita, como bilhetes, correspondências, canções e histórias. Até mesmo os pais chegam a ensinar os filhos algumas letras do alfabeto, principalmente as do nome dele.

No entanto, é na escola que todo esse conhecimento é organizado e o processo de aquisição da escrita é feito de forma sistemática e significativa.

Para que esse trabalho seja efetivo, o professor deve propor situações que levem as crianças a ler e escrever diariamente. Então, se a chamada da turma é feita todos os dias, por que não expor uma lista com o nome de todos os pequenos na parede da sala e recorrer a ela sempre que necessário? Dessa forma, além de ser uma referência a qualquer momento, os nomes ficam à disposição do professor para planejar diferentes atividades.

Abaixo, veja um infográfico com os principais elementos que devem estar presentes em uma sala de Educação Infantil para que nesse ambiente a 

aprendizagem de leitura e escrita ganhe sentido.


Alfabeto

Alfabeto na parede na sala da turma de 4 e 5 anos na EM Jandira Caetano Ribeiro, em São José do Rio Preto. Foto: Eick Mem
O alfabeto na parede é uma referência para as crianças identificarem 
a escrita das letras e notarem a ordem alfabética. 
Costuma-se adotar a letra bastão maiúscula em sua grafia porque 
ela individualiza melhor os caracteres, facilitando o reconhecimento 
deles (Foto: Eick Mem).


Calendário
Calendário na sala da turma de 4 e 5 anos na EM Jandira Caetano Ribeiro, em São José do Rio Preto. Foto: Eick Mem
Com dia, mês e ano, o calendário pode ser utilizado para indicar quem 
são os aniversariantes do mês. Com base nessa informação, o 
professor pode propor diversas atividades, como a confecção de um 
cartão de aniversário (Foto: Eick Mem).

Cantinho da leitura
Roda de leitura na Creche Oeste da USP com Ana Flávia Alonço Castanho. Foto: Vilmar Oliveira
Esse espaço bastante comum nas salas de Educação Infantil reúne livros, revistas e gibis em estantes, que devem estar na altura das crianças para que todo o acervo fique a seu alcance. Seu uso constante é essencial para o desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças (Foto: Vilmar Oliveira).

Estante de objetos pessoais
Mochilas penduradas na parede com identificação na sala da turma de 4 e 5 anos na EM Jandira Caetano Ribeiro, em São José do Rio Preto. Foto: Eick Mem
A marcação dos objetos pessoais estimula a criança a identificar o 
nome dela e o dos colegas com a finalidade de encontrar seus 
pertences (Foto: Eick Mem).

Alfabeto móvel
Crianças brincam com as letras do alfabeto. Foto: Fernanda Sá
O alfabeto móvel será utilizado pelas crianças para compor escritas diversas, 
de modo individual ou em duplas (Foto: Fernanda Sá).

Parlendas

Cantigas escrita pelos alunos da professora Ana Rosa Piovesana, na parede da sala de aula, na EMEB Rosa Scavone. Foto: Kriz Knack
Decoradas pelas crianças, que as cantam com o professor em atividades 
e brincadeiras, as parlendas, cantigas e quadrinhas podem ajudar 
os pequenos a fazer o ajuste entre o oral e o escrito
Por isso, é interessante deixar expostas as mais conhecidas pela 
turma para servir de referência em situações de leitura 
(Foto: Kriz Knack).

Lista de atividades
Professora escreve atividades do dia na lousa na EMEI Dr. José Augusto, em São Paulo. Foto: André Menezes
A lista tem a função de compartilhar com a turma qual será a rotina 
do dia. As brincadeiras que serão feitas no parque ou contos e autores 
que as crianças estão lendo também podem ser escritos em cartazes
 (Foto: André Menezes).

Infográfico Ambiente Alfabetizador
Retirado do site da Nova Escola.

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