O que é:
A disgrafia é também chamada de
letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da
letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba
unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia
possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros
ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está
associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Carcaterísticas:
- - Lentidão
na escrita.
- - Letra
ilegível.
- - Escrita
desorganizada.
- - Traços
irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
-
- Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- - Desorganização
do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando.
Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
-
- Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas,
atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas,
movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- - Desorganização
das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou
comprida.
- - O
espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- - Liga as
letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
O disgráfico não apresenta
características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Tipos:
Podemos encontrar dois tipos de
disgrafia:
- Disgrafia motora
(discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na
coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja,
vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever
- Disgrafia perceptiva: não
consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam
os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que
esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.
Tratamento e orientações:
✅
O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento
individualizado complementar à escola.
✅
Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
✅
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma
conquista.
✅
Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
✅
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
✅
Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.
Fonte: psicopedagogia online
Nenhum comentário:
Postar um comentário