Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a
relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por
completo.
Porém, após
estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante
que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A
característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de
letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas
pelo professor.
Características:
- - Troca
de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo,
porta/borta.
- - Confusão de
sílabas como: encontraram/encontrarão.
- - Adições:
ventitilador.
- - Omissões:
cadeira/cadera, prato/pato.
-
- Fragmentações: en saiar, a noitecer.
- - Inversões:
pipoca/picoca.
- - Junções: No
diaseguinte, sairei maistarde.
Orientações:
☞ Estimular a memória visual através de
quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
☞ Não exigir que a criança escreva vinte
vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
☞ Não reprimir a criança e sim auxiliá-la
positivamente.
Simaia Sampaio
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