Na Educação Infantil , temos muitos momentos onde o o professor tem objetivos específicos para aprendizagem, seja em brincadeiras ou através da rotina. Um desses momentos é a Chamadinha.
Na
creche onde trabalho, a chamadinha é feita desde o berçário, utilizando
as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança
procura sua foto e coloca no mural. A partir do Maternal, apresentamos o
nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo
reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos
amigos. No pré I, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a
letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. É importante dizer
qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam
com a mesma letra. Já no pré II, relacionamos o próprio nome com outras
palavras que começam com o mesmo som, no final do ano alguns pediram
para escrever o nome com letra cursiva (para eles é o sinal que já estão
crescendo!) e como não vi problemas, já que a escrita do nome é fixa e a
letras já foram apreendidas, mostrei para quem queria. Alguns demoram
mais para se interessar e a apresentação vai sendo aos poucos.
-Apresentar o nome e destacar a letra inicial;
-Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
-Fazer
conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras,
nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está
ausente;
-Preguicinha":
apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro
(por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras
(o nome vai "aparecendo" lentamente).
-
Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A
professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao
colega.
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
-
Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar
a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
-
Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo:
"esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
-
A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os
nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um
acompanhamento das hipóteses de leitura.
Em todas as salas temos o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.
Aproveitando
a postagem de hoje sobre leitura e escrita na educação Infantil, quero
deixar uma dica de leitura da filhota que está em fase de alfabetização e
descobriu uma coleção com textos interessantes e de fácil leitura:
Os
livros da Sonia Junqueira foram escolhidos na Bienal do livro 2011,
cada livro tem estrelas de acordo com o nível da criança: 1 estrela é
para a criança que está começando a ler; 2 estrelas para a criança que
já domina as sílabas e 3 estrelas para criança
semi-alfabetizada.Coleção interessante para os pequenos leitores se
aventurarem!
Blog: Educação em foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário