sábado, 5 de julho de 2014

Chamadinha

Na Educação Infantil , temos muitos momentos onde o o professor tem objetivos específicos para aprendizagem, seja em brincadeiras ou através da rotina. Um desses momentos é a Chamadinha. 

Na creche onde trabalho, a chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e  coloca no mural. A partir do Maternal, apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos. No pré I, as atividades com os nomes são diárias,  utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra. Já no pré II, relacionamos o próprio nome com outras palavras que começam com o mesmo som, no final do ano alguns pediram para escrever o nome com letra cursiva (para eles é o sinal que já estão crescendo!) e como não vi problemas, já que a escrita do nome é fixa e a letras já foram apreendidas, mostrei para quem queria. Alguns demoram mais para se interessar e a apresentação vai sendo aos poucos.

Algumas sugestões de atividades para  o momento da chamadinha: (Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004):


-Apresentar o nome e destacar a letra inicial;
-Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
-Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
-Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega.
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
- Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
- Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
- A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.

Em todas as salas temos o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos. 

Aproveitando a postagem de hoje sobre leitura e escrita na educação Infantil, quero deixar uma dica de leitura da filhota que está em fase de alfabetização e descobriu uma coleção com textos interessantes e de fácil leitura:


Os livros da Sonia Junqueira foram escolhidos na Bienal do livro 2011, cada livro tem estrelas de acordo com o nível da criança: 1 estrela é para a criança que está começando a ler; 2 estrelas para a criança que já domina as sílabas e 3 estrelas para criança semi-alfabetizada.Coleção interessante para os pequenos leitores se aventurarem!


Blog: Educação em foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário