A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações
sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para
ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles
se comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e
vontades.
Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer
suas características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá
conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a
confiança da qual é alvo. Confiram 05 atividades pra ajudar a desenvolver a identidade!!!
TODO MUNDO NA JANELINHA
IDADE De 9 meses a 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de
vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na
parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos
pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que
sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês
no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a
imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não
é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças
pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos.
Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas
apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até
as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão
chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.
VAMOS AO BAILE?
IDADE A partir de 2 anos.
TEMPO 40 minutos.
ESPAÇO Sala ampla.
MATERIAL Espelho de corpo inteiro, aparelho de som, tecidos,
fantasias e maquiagem (testada dermatologicamente, antialérgica e sem
álcool).
OBJETIVO Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.
COMO BRINCA Leve as crianças para uma sala que tenha um ou vários
espelhos grandes para que todas consigam se ver ao mesmo tempo. Deixe
as fantasias e os tecidos à disposição delas. Comece a atividade
avisando que vai haver um grande baile e, por isso, elas precisam
colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a pintura no rosto
das crianças ou peça ajuda a outro educador. Quando a turma estiver
pronta, coloque músicas animadas e comece o baile. Depois que as
crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que façam
caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços,
expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que
seguram. Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir
junto.
CADA UM DO SEU JEITO
IDADE 3 anos.
TEMPO Uma hora.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
OBJETIVOS Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.
COMO BRINCA Cada criança deita sobre uma folha de papel para que
você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome
da criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos,
joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio
corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho,
cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A
Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as
particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção
da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que
você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.
CADÊ MINHA FOTO?
IDADE A partir de 1 ano e meio.
TEMPO Uma hora.
ESPAÇO Todos os espaços da escola e o tanque de areia.
MATERIAL Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.
OBJETIVO Reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
PREPARAÇÃO Encape as fotos com o plástico adesivo para que não
estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na
atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia.
Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do
painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum
lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as
imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não
for a da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos
estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las
novamente no painel.
CAIXINHA SURPRESA
IDADE A partir de 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Caixas de sapatos e espelhos pequenos protegidos por uma
moldura resistente. Se não houver espelhos na escola, peça aos pais
para providenciarem.
OBJETIVO Brincar com a própria imagem.
PREPARAÇÃO Peça aos pais que enviem uma caixa de sapatos
enfeitada de casa. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo
de cada caixa. Reúna as crianças em círculo e entregue a cada uma sua
caixa. Primeiro, peça a elas que apenas segurem. Comente as diferenças
entre elas. Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho... E avise:
“Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira
“surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho.
Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve
ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, sachês ou
outros objetos que façam parte do acervo da creche.
Fonte: Atividades para o maternal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário