Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa a construir conhecimentos
sobre procedimentos e atitudes relacionados ao dia-a-dia na escola.
Mesmo na Educação Infantil, ela pode – e deve – aprender a participar de
trabalhos em grupos, respeitarem a opinião dos colegas, organizarem seu
material, trabalhar com tempo predeterminado etc. assim, ela estará
aprendendo a atuar como estudante.
Crianças na faixa etária de 4 anos, começam a desenvolver os aspectos
básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança
para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As
crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral,
constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também
a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta ,
tornando-se gradualmente menos egocêntrica e melhor compreendendo que
suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a
compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos.
Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de
padrões de comportamentos, ações que podem ou devem ser feitas, e ações
que não devem ser feitas. Os pais da criança são os principais modelos
da criança nesta faixa etária. Geralmente determinam se uma dada ação da
criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas
boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.
O
desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças
ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como
também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar – fatores
externos.
Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta
avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma
particular, adquirindo autonomia.
Faz-se necessário acompanhar a
construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade,
apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas
ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos
na vida adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário