sábado, 10 de dezembro de 2016

EXEMPLOS DE JOGOS MATEMÁTICOS


Estes são mais alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados na educação infantil como auxiliadores  no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de matemática.
Estes jogos podem ser feitos com objetos recicláveis e são de fácil confecção.



1)

Materiais utilizados:
Cartela de ovo para a confecção do tabuleiro
Papel Cartão para a confecção do dado
EVAs coloridos

Para os pinos podem ser usadas tampinhas de garrafas pet.

Quantidade de jogadores: 5 

Como jogar:
Cada jogador escolhe uma cor em que o representará durante o jogo.
O primeiro jogador joga o dado e a cor que cair fará com que o o jogador que tem aquela cor como representante ande uma casa.
Assim o segundo jogador jogará o dado e dependendo a cor que cair o jogador que tem aquela seguinte cor como sua representante andará o pino. 
Ganhará o jogo o jogador que chegar primeiro na casinha que tem o número 6.
Assim os jogadores conhecerão os números, a sequência deles e também as cores.


2)

Este jogo também pode ser confeccionado com cartela de ovo, EVA e papel cartão.
Este jogo não tem quantidade exata de jogadores, ficando a escolha do professor.
Os pinos podem ser feitos com tampinha de garrafa, mas é importante marcar cores diferentes a cada uma. das tampinhas para melhor representar cada um dos jogadores.
Este jogo auxilia os alunos a aprenderem sobre os números, sobre a sequência numérica e também a quantidade.

Modo de jogar:
Inicia o jogo o participante que tirar o maior número número no dado.
O primeiro participante joga o dado e o número que sair representa a quantidade de casas que ele irá andar.
O segundo jogador também joga o dado e o número que sair também representará o número de casas que ele irá andar.
Ganhará o jogo o jogador que chegar ao FIM ou ao último número primeiro.


 3)

Materiais utilizados:
Cartela de ovo para a confecção do tabuleiro
Papel Cartão para a confecção do dado
EVAs coloridos

Este jogo não tem quantidade exata de jogadores, ficando a escolha do professor.

A diferença deste jogo é que tem casas com +2, -2, +1, -2, e Pule uma vez.
Estas casas auxiliam no aprendizado de adição e subtração. 
Se a criança cair em uma destas casas ela terá que andar mais casas para a frente ou voltar casas.
Inicia o jogo o participante que tirar o maior número número no dado.
O primeiro participante joga o dado e o número que sair representa a quantidade de casas que ele irá andar.
O segundo jogador também joga o dado e o número que sair também representará o número de casas que ele irá andar.
O ganhador será quem chegar ao FIM primeiro.

Lembrando que a partir destes exemplos o professor pode criar outros tipos de obstáculos durante o jogo, isso vareia dependendo da faixa etárias dos seus alunos e do processo de desenvolvimento deles.

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