sábado, 17 de dezembro de 2016

Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu filho

Você já ouviu falar em Montessori? Não? Sim?

A história por trás desse conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos é a de Maria Montessori, uma educadora italiana que mudou os rumos da educação tradicional.  Montessori mostrou que o desenvolvimento de uma criança se dá em “períodos sensíveis”, em que, à cada época da vida, estão associadas certas características e sensibilidades específicas. Ela inventou o método Montessori, que leva em consideração as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito da criança e com sua adaptação à vida.
Há muitas mães que já buscam praticá-lo a partir de atividades no dia-a-dia de uma criança. Eu sou uma delas. Acredito que devemos acompanhar o desenvolvimento natural da criança. E, inclusive, já mostrei na série Playground da Gabi: os 10 brinquedos que todo bebê deveria ter em sua área de brincar e Como montar uma área de brincar para um bebê de 0 a 12 meses, além do post que ensina a fazer um quadro sensorial para bebês o método sendo aplicado.
1- Formas pela casa
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - procurando pelas formas pela casa
A primeira coisa a se fazer é entrar em uma busca em família por formas geométricas pela casa, em objetos que remetam ao quadrado, ao triângulo e ao círculo. Dessa forma, você ensina seu filho sobre formas, enquanto tem diversão de aventureiros exploradores de formas. (-;
2- Formas e suas combinações
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - formas no quadro
Para essa atividade, você marca em um papel branco ou cartolina as formas geométricas. Com isso, seu filho tem que achar as formas combinam, posicionando cada forma acima do desenho a que pertence. Depois, o legal é deixá-lo pintar a forma, deixando a atividade artística.
3- Pique-esconde-forma
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - buscando formas pela casa
Nessa ideia, você esconde pela casa as formas achadas na atividade 1 ou as que você já tiver em casa, como blocos de madeira. A missão das crianças é buscarem essas formas, que irão se esconder. Assim que achar uma, basta apontar. Nessa, a participação de uma adulto pra mediar toda a brincadeira é fundamental! Ideia do Mama’s Happy Hive
4- Encaixe de cada forma
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - brincar de encaixe
Essa ideia do Mama’s Happy Hive é um pouco mais trabalhosa e funciona se você tem uma caixa de sapato! Nela, você recorta o formato de uma forma geométrica e oferece os três tipos de forma ao seu filho. Ele deverá encaixar aquela que for a certa.
5- Formas pra pintar
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - formas para pintar
Imagina criar uma obra de arte só a partir de formas geométricas? Essa é a ideia dessa atividade, em que um bloquinho de madeira quadrangular pode virar carimbo. Já mostrei como pintar usando uma bola, como nas obras de Pollock, então que tal, nessa, partir pros quadrados e triângulos?
6- Sentindo as formas de maneiras diferentes
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - usando texturas

 Para materializar as formas geométricas, uma dica é cortar pedaços de tecido ou papel com textura no formato que você quiser. Essa atividade inclui outra área do método Montessori, que trabalha com texturas, mas o legal, aqui, é fazer com que seu filho contorne cada forma e sinta o formato através do dedinho!

7- Pintando com as formas
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - quebra cabeça de formas
Essa atividade exige uma preparação maior e dá um pouco mais de trabalho. Você tem que pegar formas geométricas e criar desenhos em que elas estejam inseridas. Daí, você corta com papel colorido as que se encaixariam e deixa pro seu filho completar o desenho! Depois, ele pode pintar cada uma e o desenho se completa!
8- Cadê as sombras que fugiram?
Brincadeiras do método Montessori para fazer com seu bebê - estímulo à coordenação grossa
Nessa, só de você ter um papel colorido, a brincadeira já começa. A ideia é cortar as formas e esconder pela casa, como se fossem as sombras de cada uma. Depois disso, juntá-las em um só lugar e compará-las, de acordo com a diferença entre cada uma delas.
Fonte: Blog Tempojunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário