domingo, 11 de dezembro de 2016

Como fazer da rotina uma aliada


Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da 
classe ajuda a obter os resultados esperados.  Seus alunos agradecem.

Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes 
recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - 
sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-adia do professor.

Por Exemplo:

Ter um jeito próprio de se organizar 
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional. 
Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam 
ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador. 

Planejar com antecedência 
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte 
e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido. 

Reservar espaço para estudar 
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática 
de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa
 (com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer 
sempre. 

Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente 
ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo. 

Compartilhar o planejamento 
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por 
dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis, 
sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz 
com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa 
dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se 
você decide passar um filme, por exemplo, é essencial preparar um 
pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados", diz 
Valéria Roque. 

Prever atividades extras 
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga 
algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-
dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo 
antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado. 

Antecipar a aula seguinte 
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma 
ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que 
os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo. 

Trocar idéias na escola 
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões 
mais relevantes. 

Pensar grande 
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro 
ajudam muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem 
fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.

Exemplo de um depoimento de uma Rotina

A professora Lúcia Ferreira, que leciona para o 2º ano na EMEF Chico 
Mendes, em Porto Alegre, sobre a importância da rotina para suas 
atividades diárias. "Chego todo dia às 7h20 na escola. Pego o caderno 
de chamada e vou para a sala de aula, conferir se o espaço está 
organizado da forma que eu preciso. Quando toca o sinal, às 7h45, 
vou ao pátio buscar a turma. Pergunto como passaram o dia anterior, 
faço a chamada e apresento como será o dia. Todos escrevem a data 
no caderno e anotam a sequência de atividades previstas. Só então 
dou início às tarefas: leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer 
turma, cada aluno trabalha num ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o andamento, precisam de incentivo e auxílio constantes. 
Outros terminam tudo rapidamente. Esses, eu uso como monitores, 
para auxiliar os colegas. Logo após o recreio, costumo propor tarefas 
mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta do pátio sempre agitada. 
Às 11h30, meia hora antes do fim da aula, todos recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que fizemos e aponto como será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído, gosto de lembrar o que 
falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de Informática ou 
Educação Física, por exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de 
segundo tempo. Registrar os eventos mais importantes, ajustar o planejamento, criar atividades para os mais adiantados. No meu 
caderno, tenho a semana inteira prevista porque é preciso deixar 
tudo organizado para que a turma toda avance.

Retirado da Revista Nova Escola

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