sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A PRÁTICA DO BOLICHE COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM



“O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia corrente, é apenas um descanso ou o desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos seus jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção, por exemplo.”

Com o presente estudo propõe-se modificar a imagem e a prática do jogo esportivo no cotidiano escolar. È importante mostrar o quanto é possível a sua utilização compromissada com todo o contexto de conteúdos que cercam a criança desde que inicia sua caminhada na escola.

Muito tem a ganhar a Língua Portuguesa, a Matemática, os Estudos Sociais e as Ciências se a elas estiver associada a Educação Física. Com uma visão interdisciplinar, nitidamente se percebe a importância da contribuição das atividades físicas que venham auxiliar na formação de habilidades necessárias ao desenvolvimento cognitivo. Se a criança pode desenvolver essas habilidades com prazer, por que não seguir por esse caminho, exercitando-se, ao máximo, o seu “brincar”?



Muito se fala do lúdico no cotidiano escolar da criança, em como é importante obrincar e a brincadeira, mas por que não utilizar o jogo esportivo?

O jogo esportivo no cotidiano da escolaridade infantil não somente oferecerá momentos prazerosos à criança, como também servirá para que a relação professor x aluno torne-se amistosa, agradável, contribuindo para a formação de vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso aliado no processo de aprendizagem da criança ao longo de sua escolaridade.

O jogo esportivo contribui para o desenvolvimento de aspectos importantes pertinentes ao universo de conteúdos com que a criança lida no seu contexto escolar e deve ser encarado como um instrumento pedagógico, um objeto de trabalho, como um elemento facilitador da aprendizagem. É necessário ressaltar alguns desses aspectos:

·         A importância da repetição que ocorre durante a atividade lúdica que não acontece somente pelo puro prazer propiciado pelo exercício, mas, acima de tudo, por uma forma agradável de assimilar o novo, pela facilidade na aquisição de um saber fazer, capaz de transformar a experiência em hábito – esse aspecto, ampliando-se, poderá ser de muita valia nas questões relacionadas à alfabetização, por exemplo – quando a criança ao lidar repetidas vezes com as letras começa a formular hipóteses para juntá-las, descobrindo, assim, a leitura e a escrita; propiciar à criança a possibilidade de internalizar o mundo exterior, transformá-lo e externalizá-lo através de códigos, sem reproduzir necessariamente o mesmo modelo, pois quando a criança consegue sobrepor o significado à ação, ou ao objeto, estará desenvolvendo sua capacidade de abstrações, importante na formação de conceitos a respeito de qualquer conteúdo, independente das normas necessárias à prática do exercício esportivo.

·         a contribuição da regra para o ajustamento e na integração ao grupo, pois a regra representa uma forma regular a atividade individual em função dos parâmetros aceitos pelo grupo. Observa-se que, numa atividade de jogo, a criança não só tem a oportunidade de vivenciar as regras impostas e pré-estabelecidas, mas como também pode transformá-las, recriá-las de acordo com suas necessidades e interesses além de entendê-las, pois a criança não aceita a regra simplesmente, há uma elaboração – um processo de construção em que ela participa; 

·         papel relevante exercido pelo prazer, porque ele é um motivo para a ação e a seriedade com que a criança encara o jogo, pois, a principio, ela não separa a realidade da fantasia e dessa forma vais cumprindo seu papel social de criança e, mais tarde, de adulto. 

Considerando que as atividades do jogo esportivo são fundamentais no processo de construção do conhecimento, o presente estudo propõe a prática do Bolichecomo elemento facilitador da aprendizagem porque sua utilização regular nas atividades escolares possibilita trabalhar objetivos que visam desenvolver habilidades necessárias à aquisição de diversos  conteúdos.


Pode-se dizer que o Boliche, trata-se de um esporte completo, porque ele proporciona um “fechamento” das partes cognitivas, emotivas e motriz, do bolichista. Além do eu com a prática do Boliche, pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o Boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda, o que também a irá ajudar a reconhecer a ordem em um quadro e a seguir corretamente a direção gráfica, fundamental às atividades de leitura.

Com o jogo de Boliche, pode-se fazer a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança.

O Boliche torna-se um facilitador da aprendizagem na medida em que estimula o desenvolvimento da orientação temporal e espacial e da percepção espacial, elementos fundamentais no dia-a dia da criança na busca da construção de conhecimentos, desenvolvendo habilidades que auxiliam, por exemplo no processo de aquisição de leitura e escrita, utilizadas pela criança para ordenar elementos de uma silaba, construir frases, aprender noções de matemáticas como as de coluna e fileira, etc, além de estimular a base primordial de toda coordenação dinâmica que é o equilíbrio.

Outro fator que faz o Boliche, se tornar uma grande aliado para as escolas, é o grande desenvolvimento de seus praticantes na parte de concentração e equilíbrio para a tomada de decisões, fazendo com que a criança crie responsabilidade desde cedo.

O Boliche é uma atividade construtora de conhecimentos de base formando estruturas motorgnitivas desenvolvidas através da prática e/ou experiências de tarefas motoras através de uma gradativa estruturação de esquemas de conteúdos associados à atividade.

Isso ocorre da seguinte maneira:

·        A memória declarativa corresponde a parte cognitiva de fatos e relações armazenadas em memória influenciando o desenvolvimento e execução de habilidades motoras ( Wall e associados, 1986 ),estando contidas nessa memória processos referentes a imagem corporal, aspectos biomecânicos e informações espaciais vindas da prática ( Wall e associados, 1985 ).

·        Já a memória de procedimentos se refere a habilidade de execução da tarefa motora utilizando a biomecânica de sua execução ou como padrões ou regras que estruturam uma ação gerada ( French e associados, 1995 ).

Podemos dizer então que a prática do Boliche promove a junção das variantes procedurais e declarativas favorecendo assim a aprendizagem hábil-motora.


Com o presente estudo, conclui-se que a utilização regular do jogo esportivo propicia que se estabeleça uma relação de seriedade, onde a criança vai trabalhando sua capacidade de assumir compromissos, enquadrando-se as normas sociais estipuladas pelo próprio grupo a que pertencem, ao mesmo tempo em que vão trabalhando sua coordenação motora.

Trabalhando suas necessidades momentâneas a criança vai não só internalizando o mundo exterior, com possibilidade para reelaborá-lo, como também vai iniciando sua caminhada de crescimento. È importante que esse crescimento não seja somente físico, mais psíquico  e que ocorra de forma prazerosa e saudável

Infinitamente grande pode ser a contribuição do jogo de Boliche, se bem trabalhado por aqueles que conduzem o caminhar da criança, pode, realmente, ser um elemento facilitador da aprendizagem.


Estudos em andamento:

Estudo de luz e som com atletas de Boliche

Estudo biodinâmico com atletas de Boliche

Estudo de sinestesia com atletas de Boliche

Estudo da hemisfericidade com atletas de Boliche

Estudo das adaptações neurais do trabalho de força com atletas de Boliche.




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