sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova Piagetiana


PROVAS OPERATÓRIAS 

Criado por Piaget, as provas operatórias partem de um método clínico, de conversação livre sobre um tema dirigido pelo interrogador que segue as respostas e em alguns casos  pede que justifique o que diz. 
As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança ou adolescente, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera (2003, p. 106).

Para a avaliação as respostas são divididas em três níveis:
· Nível 1: Não há conservação, o sujeito não atinge o nível operatório nesse domínio.
· Nível 2 ou intermediário: As respostas apresentam oscilações, instabilidade ou não são completas. Em um momento conservam, em outro não.
· Nível 3: As respostas demonstram aquisição da noção sem vacilação.



Prova de conservação do Líquido (Quantidades Contínuas)
Materiais: - 2 copos iguais  - 1 copo  mais fino e alto  - 4 copinhos  iguais 

Procedimento:
Colocar água nos dois copos e quando eles estiverem com a mesma quantidade perguntar  quem tomaria mais água. Em seguida  transvasar a água de um dos copo  para o outro copo que seja mais estreito e mais alto,   e pergunta onde há mais água
Pode-se também usar no lugar de um copo diferente para transvasar a água, 4 copos pequenos ou tacinhas, onde transvasa a água de um dos copos nos outro quatro recipientes.
Pode-se repetir ate três vezes a prova do copo usando copos diferentes, desde que atendam ao requisito de mudar aparentemente o conteúdo

Diagnóstico:
A criança não possui a noção de conservação do líquido quando afirma que a quantidade de água não é a mesma nos copos diferentes

Prova da Conservação da Massa (Quantidade Contínua)
Materiais:  2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
Procedimento:
Apresenta-se as massas de modelar para que  identifique se as bolinhas estão iguais e com a mesma quantidade de massa, 
perguntando se são do mesmo tamanho, deve-se ajeitar as bolinhas de massa ate que o entrevistado concorde que tem o mesmo tamanho.
Em seguida transforma-se uma das bolinhas em rolinho e volta a perguntar qual tem o tamanho maior 
Transforma-se o rolinho em bolinha novamente, pergunta se  são do mesmo tamanho. 
Na seqüência uma das bolinhas deve ser achatada,  tipo bolacha e novamente se pergunta onde tem mais massa.
Diagnóstico:
A criança não tem noção de conservação da massa quando admite que a quantidade de massa se altere quando a bolinha é transformada.

Prova de Conservação de volume
Materiais:
- 2 copos iguais - 2 massas de modelar de cores diferentes
Coloca a água ou suco nos dois copos  confirma com o entrevistado se tem mesma quantidade, faz duas bolinhas de massa e coloca em um dos copos , pergunta se tem a mesma quantidade de água nos dois copos, em seguida coloca a outra bolinha no outro copo, pergunta novamente se tem o mesmo volume de água nos dois copos.
Retira primeiro uma bolinha de um dos copos e repete a pergunta.
Diagnostico
A reposta só será correta, com explicação que  o que fez a água subir foi o espaço que a bolinha ocupou e que é  o mesmo volume de água

Prova de Conservação de comprimento
Materiais: - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm

Colocar os barbante um do lado do outro e verificar com o entrevistado se tem o mesmo comprimento
Fazer algumas observações comparando o barbante com uma pista ou estrada, diz para o entrevistado escolher qual seria a dele, e então muda a forma do barbante fazendo uma curva, pergunta qual pista ou estrada é mais longa.
Volta a posição inicial e altera o outro barbante.

Prova de Inclusão de Classes -  pode ser usado
(Frutas) pode ser feito com frutas de verdade ou figuras de frutas
(Flores) gravuras ou flores naturais ou artificiais
(Animais) desenhos ou miniaturas

Apresenta quatro maçãs e duas bananas diz que maçã e banana são frutas e que conhece outras como laranjas e abacate etc. pergunta o nome das frutas e se há mais frutas ou maçãs 
Diagnóstico:
A criança que  possui a noção de inclusão de classes ou de classificação operatória responderá que tem  mais flores por que todas são flores ou todas são frutas, ou todos são animais
O procedimento é o mesmo para qualquer dos objetos escolhidos

Prova de Seriação de Bastonetes
10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mmde altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.

Solicitar que faça uma escada com os bastonetes  usando os palitos do maior para o menor , observar como ordena os bastonetes depois pode usar uma barreira e dizer que vai montar uma escada e que cabe ao entrevistado lhe entregar os bastonetes em ordem crescente.
Ao final tira a barreira e mostra para ver se as barrinha foram entregues na ordem certa

Diagnóstico:
Quando já tem condições de seriar o entrevistado vai comparando os tamanhos, analisando pelas pontas qual é o mais comprido por  ex.

PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL ( A PARTIR DOS 9 ANOS)

1 - Seqüência lógica
Matérias
3 bolinhas coloridas ( pode ser de massa de modelar)
Um canudo ( de papelão ou de cartolina  de mais ou menos 20cm  que acomode as bolinha)
Mostra as bolinhas, pergunta a cor de cada uma.
Tampa um dos lados do canudo e coloca as bolinha uma de cada vez em silencio, depois  Pergunta para a criança qual colocou primeiro, segundo e terceiro. Vira o canudo e pergunta qual ordem ficaram agora



OITO CARROS DE MARCAS E CORES  DIFERENTES ESTÃO ALINHADOS LADO A LADO PARA UMA CORRIDA.
A TAREFA CONSISTE EM ESTABELECER A ORDEM EM QUE OS CARROSESTÃO DISPOSTOS  BASEANDO-SE NAS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

1 A BLAZER ESTA ENTRE OS CARROS VERMELHOS E CINZA
2 O CARRO CINZA ESTA A ESQUERDA DO VECTRA
3 O MERCEDES  É O SEGUNDO CARRO A ESQUERDA DA BLAZER E O PRIMEIRO A DIREITA DO CARRO AZUL
4 O CORSA NÃO TEM CARRO A SUA DIREITA E ESTA LOGO DEPOIS DO CARRO PRETO
5 O  CARRO PRETO ESTA ENTRE O CORSA E O CARRO AMARELO
6 O KA NÃO TEM CARRO ALGUM A ESQUERDA  ESTA A ESQUERDA DO CARRO DO  VERDE
7 A DIREITA DO CARRO VERDE ESTA O GOLF
8 O VECTRA É O SEGUNDO CARRO É O SEGUNDO CARRO A DIREITA DO CARRO CREME E O SEGUNDO  A ESQUERDA DO CARRO MARROM
9 O FIESTA É O SEGUNDO  CARRO A ESQUERDA DO PALIO



PROVAS testes simples de lógica:
1.Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?
2.Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?



Referência

http://psicolucia.blogspot.com/2008/06/provas-operatria-de-piaget_16.html
http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/formais.htm
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/provas_operatoriasfotos.htm
http://www.erikaveiga.hpg.ig.com.br/provasoperatorias.html

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