PROVAS OPERATÓRIAS
Criado por Piaget, as provas operatórias partem de um método clínico, de conversação livre sobre um tema dirigido pelo interrogador que segue as respostas e em alguns casos pede que justifique o que diz.
As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança ou adolescente, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera (2003, p. 106).
Para a avaliação as respostas são divididas em três níveis:
· Nível 1: Não há conservação, o sujeito não atinge o nível operatório nesse domínio.
· Nível 2 ou intermediário: As respostas apresentam oscilações, instabilidade ou não são completas. Em um momento conservam, em outro não.
· Nível 3: As respostas demonstram aquisição da noção sem vacilação.
Prova de conservação do Líquido (Quantidades Contínuas)
Materiais: - 2 copos iguais - 1 copo mais fino e alto - 4 copinhos iguais
Procedimento:
Colocar água nos dois copos e quando eles estiverem com a mesma quantidade perguntar quem tomaria mais água. Em seguida transvasar a água de um dos copo para o outro copo que seja mais estreito e mais alto, e pergunta onde há mais água
Pode-se também usar no lugar de um copo diferente para transvasar a água, 4 copos pequenos ou tacinhas, onde transvasa a água de um dos copos nos outro quatro recipientes.
Pode-se repetir ate três vezes a prova do copo usando copos diferentes, desde que atendam ao requisito de mudar aparentemente o conteúdo
Diagnóstico:
A criança não possui a noção de conservação do líquido quando afirma que a quantidade de água não é a mesma nos copos diferentes
Prova da Conservação da Massa (Quantidade Contínua)
Materiais: 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
Procedimento:
Apresenta-se as massas de modelar para que identifique se as bolinhas estão iguais e com a mesma quantidade de massa,
perguntando se são do mesmo tamanho, deve-se ajeitar as bolinhas de massa ate que o entrevistado concorde que tem o mesmo tamanho.
Em seguida transforma-se uma das bolinhas em rolinho e volta a perguntar qual tem o tamanho maior
Transforma-se o rolinho em bolinha novamente, pergunta se são do mesmo tamanho.
Na seqüência uma das bolinhas deve ser achatada, tipo bolacha e novamente se pergunta onde tem mais massa.
Diagnóstico:
A criança não tem noção de conservação da massa quando admite que a quantidade de massa se altere quando a bolinha é transformada.
Prova de Conservação de volume
Materiais:
- 2 copos iguais - 2 massas de modelar de cores diferentes
Coloca a água ou suco nos dois copos confirma com o entrevistado se tem mesma quantidade, faz duas bolinhas de massa e coloca em um dos copos , pergunta se tem a mesma quantidade de água nos dois copos, em seguida coloca a outra bolinha no outro copo, pergunta novamente se tem o mesmo volume de água nos dois copos.
Retira primeiro uma bolinha de um dos copos e repete a pergunta.
Diagnostico
A reposta só será correta, com explicação que o que fez a água subir foi o espaço que a bolinha ocupou e que é o mesmo volume de água
Prova de Conservação de comprimento
Materiais: - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm
Colocar os barbante um do lado do outro e verificar com o entrevistado se tem o mesmo comprimento
Fazer algumas observações comparando o barbante com uma pista ou estrada, diz para o entrevistado escolher qual seria a dele, e então muda a forma do barbante fazendo uma curva, pergunta qual pista ou estrada é mais longa.
Volta a posição inicial e altera o outro barbante.
Prova de Inclusão de Classes - pode ser usado
(Frutas) pode ser feito com frutas de verdade ou figuras de frutas
(Flores) gravuras ou flores naturais ou artificiais
(Animais) desenhos ou miniaturas
Apresenta quatro maçãs e duas bananas diz que maçã e banana são frutas e que conhece outras como laranjas e abacate etc. pergunta o nome das frutas e se há mais frutas ou maçãs
Diagnóstico:
A criança que possui a noção de inclusão de classes ou de classificação operatória responderá que tem mais flores por que todas são flores ou todas são frutas, ou todos são animais
O procedimento é o mesmo para qualquer dos objetos escolhidos
Prova de Seriação de Bastonetes
10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm .
Solicitar que faça uma escada com os bastonetes usando os palitos do maior para o menor , observar como ordena os bastonetes depois pode usar uma barreira e dizer que vai montar uma escada e que cabe ao entrevistado lhe entregar os bastonetes em ordem crescente.
Ao final tira a barreira e mostra para ver se as barrinha foram entregues na ordem certa
Diagnóstico:
Quando já tem condições de seriar o entrevistado vai comparando os tamanhos, analisando pelas pontas qual é o mais comprido por ex.
PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL ( A PARTIR DOS 9 ANOS)
1 - Seqüência lógica
Matérias
3 bolinhas coloridas ( pode ser de massa de modelar)
Um canudo ( de papelão ou de cartolina de mais ou menos 20cm que acomode as bolinha)
Mostra as bolinhas, pergunta a cor de cada uma.
Tampa um dos lados do canudo e coloca as bolinha uma de cada vez em silencio, depois Pergunta para a criança qual colocou primeiro, segundo e terceiro. Vira o canudo e pergunta qual ordem ficaram agora
OITO CARROS DE MARCAS E CORES DIFERENTES ESTÃO ALINHADOS LADO A LADO PARA UMA CORRIDA.
A TAREFA CONSISTE EM ESTABELECER A ORDEM EM QUE OS CARROS ESTÃO DISPOSTOS BASEANDO-SE NAS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
2 O CARRO CINZA ESTA A ESQUERDA DO VECTRA
3 O MERCEDES É O SEGUNDO CARRO A ESQUERDA DA BLAZER E O PRIMEIRO A DIREITA DO CARRO AZUL
4 O CORSA NÃO TEM CARRO A SUA DIREITA E ESTA LOGO DEPOIS DO CARRO PRETO
5 O CARRO PRETO ESTA ENTRE O CORSA E O CARRO AMARELO
6 O KA NÃO TEM CARRO ALGUM A ESQUERDA ESTA A ESQUERDA DO CARRO DO VERDE
8 O VECTRA É O SEGUNDO CARRO É O SEGUNDO CARRO A DIREITA DO CARRO CREME E O SEGUNDO A ESQUERDA DO CARRO MARROM
9 O FIESTA É O SEGUNDO CARRO A ESQUERDA DO PALIO
PROVAS testes simples de lógica:
1.Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?
2.Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?
Referência
http://psicolucia.blogspot.com/2008/06/provas-operatria-de-piaget_16.html
http://penta2.ufrgs.br/edu/debora/formais.htm
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/provas_operatoriasfotos.htm
http://www.erikaveiga.hpg.ig.com.br/provasoperatorias.html
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