domingo, 18 de dezembro de 2016

Interdisciplinaridade


A interdisciplinaridade surgiu nas últimas décadas do século XX em consequência da própria evolução da ciência e da percepção da complexidade do mundo. Para construir modelos corretos do universo, era preciso superar as barreiras entre as diferentes disciplinas acadêmicas e ligar entre si conhecimentos específicos.
Na pedagogia, a ideia de estudos interdisciplinares tem raízes muito mais antigas e surge ao longo da história com diferentes nomes. Mais recentemente, aparece nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC, dessa vez com o nome de Temas Transversais. 
Sua origem está na afirmação da incapacidade do sistema tradicional de ensino - baseado em aulas de diferentes matérias, cada uma com programas específicos predefinidos - em despertar o interesse e em formar o verdadeiro espírito científico, que é curioso, observador, analítico e crítico.
Em oposição a esse sistema, muitos pedagogos propõem o trabalho com base em temas de interesse geral dos alunos. A ideia é que, ao estudá-los, importantes conhecimentos e habilidades de diferentes matérias sejam trabalhados ao mesmo tempo.
Como exemplo, vejamos um tema trabalhado (em 1936!) por uma classe com alunos de 11 e 12 anos de uma escola de São Paulo. O educador brasileiro Lourenço Filho (1897-1970) conta que "a viagem do dirigível Conde Zeppelin interessou à classe, por vinte dias seguidos, em trabalhos de cartografia, experiências de física, cálculos de latitude e longitude, velocidade comparada entre os vários veículos, história da aeronáutica e aviação, Bartolomão de Gusmão, Augusto Severo, Santos Dumont..." (Lourenço Filho, Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo : Melhoramentos, 1950. p. 194.)
Assim, o estudo de um assunto de interesse geral em um certo momento (por exemplo: poluição no bairro, eleições, Olimpíada, montagem de peças de teatro, etc.) pode envolver conhecimentos de várias matérias. Além disso, o trabalho interdisciplinar aparece sempre ligado a uma pedagogia que valoriza os projetos e as pesquisas em grupo.
É bastante provável que, cada vez mais, as escolas procurem desenvolver atividades transdisciplinares, preparando melhor os alunos para analisar os complexos problemas do mundo.

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