sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho com a matemática na Educação Infantil é muito importante. Principalmente quando oportuniza aos pequenos o contato com atividades lúdicas e condizentes com sua faixa etária. Jogos, brincadeiras, músicas e situações problemas podem ser grandes aliados dos professores na hora de ensinar os conceitos matemáticos. 

Brincadeiras cantadas como as de pular corda; brincadeiras de amarelinha; cabo de guerra; brincadeiras com bolas; elefante colorido, pescaria dos números e outras, estimulam a concentração, o raciocínio lógico, a coordenação motora e noção espacial. São excelentes e muito apreciadas pelos pequenos. 

Outra dica é o trabalho com resolução de problemas, seja através de adivinhas, problemas a partir de uma figura, através de situações do cotidiano, etc. Para Smole, Diniz e Candido: " um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição".


Compartilharei, a seguir, algumas ideias encontradas na net visando com isso auxiliar os professores na hora de planejar atividades de matemática para as crianças pequenas.



sittuações problema
 boliche com embalagens de xampu
 varal das quantidades

 trabalhando com conjunto: frutas
 sequencia numérica/ trabalhando numeros pares e ímpares/ sucessor e antecessor
 pizza para trabalhar divisão e situações problema
jogo da velha para estimular a concentração e o raciocínio 


 associar número e quantidade

 sequência numérica
 jogos das cores: boliche, dominó, etc
  a criança cobre com a ficha o número sorteado. Vence quem cobrir a sequencia primeiro.

 sapateira numérica: pode ser feito também com várias caixinhas de gelatina coladas em um papel cartão.
 amarelinha
 jogo de somar
 livro de pano dos números
 trem das quantidades: associar número e quantidade

 parlendas: a galinha do vizinho, ou 1,2 feijão com arroz
 associando número e quantidade.
 trabalhando as formas geométricas
 número e quantidade

 Trabalhando com garrafas pet: 
boliche: das cores, das formas geométricas, dos numerais, separar garrafas em conjuntos (cada garrafa deve ter um desenho, para ser separada, formando conjunto de frutas, brinquedos, letras,  etc).
jogo da velha coletivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário