sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PROJETO MASCOTE


TÍTULO: NOSSO AMIGUINHO

JUSTIFICATIVA: O ser humano brinca desde tenra idade. De maneira geral, a criança traz consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender coisas. Ela mexe com o corpo, inventa vozes, faz algo sumir e aparecer, transforma objetos, lugares, inventa coisas, tem amigos imaginários e, esse jeito de lidar com a realidade, já têm aspectos de brincadeira. Para muitos estudiosos, essas atitudes são uma forma da criança estar descobrindo e se compreendendo o mundo que a cerca, reinventando-o e encontrando-se nele.                                        
        O projeto facilita na construção do aprendizado e trabalha questões de cidadania por meio das mensagens que cada mascote passa para a classe. Atrás da criação de um bichinho de pelúcia podemos contribuir na valorização do bem e de qualidades tão importantes na formação do ser humano.
O projeto funciona em sistema de rodízio. Toda sexta feira uma criança leva o mascote para casa e um diário para desenhar o que fez com a mascote no final de semana a criança poderá  colar fotos e vestir o mascote com roupas para voltar ao CMEI,  os pais serão os escribas onde relataram as atividades que a criança fez com a mascote no final de semana. Os pais abraçam o projeto e se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos na criação da mascote. Como eles levam para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinho e não deixar que ele seja maltratado por ninguém, já que terão que devolver aos colegas.

OBJETIVO GERAL:

Ø  Estimular o prazer lúdico como gerador do processo de produção, fazendo com que a linguagem construída através do objeto “mascote” tenha pleno sentido pela criança;

OBJETIVO ESPECIFICO:

Ø  Promover a socialização, criatividade e oralidade;
Ø  Levar a criança ter responsabilidade e cuidados;
Ø  Adquirir responsabilidade e cuidados;
Ø  Estabelecer limites;
Ø  Explorar a linguagem oral e escrita,


METODOLOGIA:
Ø  Escolha do nome do boneco, construindo sua identidade junto com as crianças;
Ø  Relatar no blocão o comportamento do mascote;
Ø  Apresentação dos mascotes as turmas do CMEI;
Ø  Usar o boneco para contação de histórias;
Ø  Visita do mascote na casa das crianças;
Ø  Caderno de relato;
Ø  Confecção de mural;

ESTRATÉGIAS
Ø   O projeto funcionará em sistema de rodízio. Toda sexta feira uma criança leva o mascote para casa e um diário para desenhar o que fez com a mascote no final de semana a criança poderá colar fotos e vestir o mascote com roupas para voltar ao CMEI, e os pais serão os escribas onde relataram as atividades que a criança fez com a mascote no final de semana. Então na segunda feira na roda de conversa a professora fará a leitura do diário para as demais crianças. Ao levarem a mascote para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade, de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinho e não deixar que ele seja maltratado por ninguém, já que terão que devolver aos colegas.

AVALIAÇÃO:
Ø  A avaliação será continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário