A
tabuada é um tipo especial de tabela, que no Ensino Fundamental I,
está associada à memorização de fatos aritméticos e, de todas as
operações, em especial, dos fatos da multiplicação.
Um dos fatores
da criança não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado
mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira e pronto. Os
professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.
Todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo para o aluno. E é
normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um
processo de decoração e não de entendimento.
Existem técnicas que
ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Se o aluno entender todo
o processo, a tabuada deixará de ser a vilã do ensino. A pressão também
colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada.
O método
mais fácil de fazer com que a criança goste da tabuada é fazer com que
ela não decore, e sim aprenda. Ela precisa entender o que isso significa
e porque é usado.
Os recursos concretos ilustram a explicação do professor e assim, facilitam a compreensão.
Com a tabuada concreta é possível trabalhar com a multiplicação,
utilizando a quantidades de tampinhas vezes a quantidade de potes, vai
se obter o resultado da multiplicação. Exemplo: se tenho 5 potes e cada
um tem 4 tampinhas no total terei 20 tampinhas. Na divisão é só fazer o
inverso da multiplicação, exemplo: se eu tenho 20 tampinhas e as divido
em 5 potes terei como resultado 4 tampinhas em cada pote. Na adição é só
utilizar o princípio da junção das tampinhas e na subtração retirá-las
de uma quantidade.
Na Educação Infantil, esse material pode ser
utilizado com outras finalidades como: seleção, ordenação e
identificação de cores ou quantidades. É possível também organizar uma
sequência numérica, colocando em cada pote uma quantidade de tampinhas
de forma crescente de 1 a 10, por exemplo.
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