sábado, 20 de setembro de 2014

Acerte no Boliche

Objetivo: Perceber a importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis para a confecção de brinquedos.

Orientação ao professor
Os benefícios do boliche para a aprendizagem
Além de divertido e interessante, o jogo de boliche é uma atividade que desenvolve várias habilidades, tornando-se um facilitador no processo de ensino/aprendizagem, pois:
  • Melhora o desempenho da estrutura psicomotora de base da criança.
  • Ativa a capacidade cognitiva e o raciocínio para contar e calcular distâncias.
  • Desenvolve a lateralidade da criança, aspecto que é muito bem trabalhado nesse esporte, pois pelas próprias características do jogo a criança tem que ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.
  • Amplia a noção espacial, ajudando na sua estruturação, uma vez que requer do jogador noções de posição, direção, distância, tamanho, movimento.
Todos esses benefícios contribuem para que o aluno desenvolva bem a sua concentração e seu equilíbrio físico e emocional, para a tomada de decisão. Fatores esses que podem auxiliar e cooperar, de maneira satisfatória, para o desempenho da criança na escola.
Reaproveitamento do lixo
Reaproveitar os materiais que, normalmente, iriam para o lixo significa muito mais que apenas colaborar com a limpeza do meio ambiente. O reaproveitamento desses materiais, que em sua maioria são plásticos, metais, papel e vidro, faz com que haja economia de matéria-prima, de recursos naturais e de energia, além de tornar-se fonte de renda familiar.
A reutilização do lixo passou a ser uma das alternativas para a diminuição da degradação do meio ambiente. Por exemplo, as garrafas do tipo PET quando são recicladas, dão origem a outros materiais, como: solado de sapato, bolsas e acessórios, roupas e até mesmo bichos de pelúcia.
É possível desenvolver trabalhos de reaproveitamento dos resíduos sólidos, transformando-os com muita criatividade em peças decorativas e brinquedos. As crianças divertem-se, aprendendo a transformar a garrafa, o vidro, o papel e o metal em: vasos, cestas, cadeiras, mesas, móveis, jarras, carrinhos, bonecas, flores e outros objetos.
O reaproveitamento de material reciclável traz inúmeros benefícios para a cidade, desde a preservação do meio ambiente até a geração de renda para aqueles que aprendem a transformar o lixo em arte.  Além da conscientização ambiental, esse trabalho é uma oportunidade para estimular ainda mais a criatividade.
Procedimento
1. Explore, em uma roda de conversa com as crianças, a necessidade da separação do lixo e a importância da reutilização dos materiais.
2. Se sua escola ainda não tem, incentive os alunos a criarem uma campanha de coleta seletiva do lixo. O exercício inclui a criação de lixeiras coloridas, que podem ser confeccionadas em caixas de papelão.
3. Elabore com os alunos um cartaz contendo as seguintes orientações: os papéis na lata azul, os plásticos na lata vermelha, os metais na lata amarela e os vidros na lata verde. Para o lixo orgânico, separe recipientes diferenciados. A turma perceberá que pode ser um pouco difícil mudar os hábitos, mas terá uma oportunidade sem igual de aprender a exercer a cidadania.
4. Questione os alunos:
  • Que tipos de materiais são jogados no lixo da escola diariamente?
  • Que tipos de embalagens são utilizados nos produtos?
  • Quais os materiais que podem ser reaproveitados? Para quê?
  • É possível reduzir o lixo? De que maneira?
 Brincadeira – Acerte no Boliche
  • Acesse a brincadeira no portal.
Auxilie o aluno na confecção dos materiais, incentivando-os a decorarem as garrafas, trabalhando em equipe, sem perder de vista o objetivo principal que é a ideia do reaproveitamento do material utilizado, que até então viraria lixo.
Aproveite para usufruir dos espaços da escola, valorizando a instituição. Depois de terminada a confecção dos objetos, leve-os para brincarem com o brinquedo produzido por eles no pátio da escola ou na quadra, de preferência ao ar livre, para que fujam um pouco do ambiente fechado e usual de sala de aula.

A brincadeira proporcionará à criança maior habilidade motora, que será trabalhada tanto na produção do brinquedo quanto na execução da brincadeira. Além de despertar o instinto crítico e empreendedor, ao passo que estarão  colocando em prática o que aprenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário