sábado, 27 de setembro de 2014

Motivação na Aprendizagem

O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz. Será possível ainda formar cidadãos éticos e interessados no saber? 

Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam. 
Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado. 

Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo: 

• Dar tratamento igual a todos os alunos; 
• Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar; 
• Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor; 
• Ser paciente e compreensivo com o aluno; 
• Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o; 
• Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras; 
• Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno; 
• “Acolher” realmente o aluno; 
• Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado; 
• Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia; 
• Fazer de cada aula um momento de real reflexão; 
• Ter expectativas positivas acerca do aluno; 
• Saber ouvir o aluno; 
• Não ridicularizá-lo jamais; 
• Amar muito o que faz, a sua profissão de professor; 
• Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo; 
• Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno; 

O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros. 

Cássia R. M. de Assis Medel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário