sábado, 16 de agosto de 2014

ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA: FAZENDO A AULA ACONTECER

O que almejamos para os alunos no ciclo de alfabetização se efetiva na realização do planejado de matemática.Para tanto, é preciso pensar nas diferentes formas de organização tanto do espaço físico da sala de aula quanto do movimento de problematização, discussão e sistematização de conhecimentos matemáticos.


O espaço físico da sala de aula
Com relação ao espaço físico da sala de aula, entendemos que esse 
necessite ser reconhecido como um espaço alfabetizador em Matemática, 
com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da Matemática escolar e não escolar. Assim, sugere-se que cada sala de aula disponha de alguns materiais que podem ser providenciados pelo professor e pelos alunos ou que podem ser adquiridos pela escola, tais como:


  • portadores de textos com diferentes usos e representações numéricas como,por exemplo, reportagens de jornal com gráficos, tabelas de pontuação de jogos e brincadeiras, rótulos de embalagens, placas de carro, etc.tabela numérica com números de 1 a 100 para a exploração de regularidades;
  • o varal com os símbolos numéricos, construídos com os alunos. Não há necessidade de que este varal só contemple números até o 10;
  • um mural que possibilite afixar as produções dos alunos, textos complementares do professor, curiosidades matemáticas que os alunos desejem compartilhar, etc.;
  • um calendário para reconhecimento e contagem do tempo (dia, mês, ano);
  • listas variadas de assuntos que o professor deseja discutir com os alunos, tais como: nomes dos alunos, datas de aniversário, eventos da escola, brinquedos e brincadeiras preferidas, etc.;
  • régua para a medição de altura dos alunos (instalar a régua na parede para que os alunos possam medir sua altura no decorrer do ano);
  • uma balança que possibilite identificar o “peso” (a massa corporal);
  • relógios para a medição do tempo (seria interessante que tivesse também um relógio analógico uma vez que a escola, possivelmente seja um dos poucos espaços atualmente em que esse tipo de relógio apareça e que em muito contribui para a compreensão da contagem do tempo);
  • armários e/ou outros espaços para o armazenamento de materiais de uso contínuo, como jogos, materiais manipuláveis (ábacos, material dourado, sólidos geométricos, etc.), papéis variados e materiais confeccionados pelos alunos.
  • um conjunto de calculadoras básicas que pode ser adquirido pela escola, preferencialmente do tipo solares para evitar o uso de pilhas. Seria interessante que fosse 1 calculadora para, no máximo, 2 alunos.
  • outros materiais que o professor julgar necessário, segundo os projetos e as atividades que desenvolve no decorrer do ano, como: livros de histórias infantis, revistas para recorte, caixas, cordas, etc

Retirado do Caderno 1 do Pacto - Organização do Trabalho Pedagógico

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