A criança, ainda pequena, é capaz de
entender letras, números e fazer associações. Esse processo, de
letramento, é o primeiro passo à alfabetização. De essencial
importância, pode ser um exercício cotidiano no trabalho que você
realiza com os pequenos, na creche.
A partir dos três anos, a criança já pode receber
estímulos ao seu processo de alfabetização por meio de exercícios com
letras e números. Essa prática, conhecida como letramento, já acontece
nas escolas particulares, mas nem sempre faz parte do dia a dia das
creches públicas, mais focadas no cuidado e nas brincadeiras do que em
propostas mais pedagógicas.
No entanto, levar a esses espaços algumas atividades pode ajudar
crianças que estão em “desvantagem” para que desenvolvam habilidades de
essencial importância no aprendizado nos anos seguintes, na escola. Meninos
e meninas que convivem em ambientes familiares, onde pais e irmãos não
são adeptos à leitura frequente, são os que mais precisam de estímulos
de letramento para evitar uma desigualdade de aprendizado
quando finalizarem o terceiro ano do ensino fundamental, apresentando
deficiências de escrita e leitura, comumente detectadas em avaliações.
Alguns educadores criticam o letramento nessa fase da vida, mas,
outra parcela de estudiosos o defendem, justamente porque prepara as
crianças para encarar os desafios do ensino fundamental com mais
segurança.
Quando falamos em letramento, não estamos nos referindo apenas à Língua Portuguesa. A Matemática
também exige um processo de alfabetização que essa experiência anterior
pode ajudar a fortalecer. Por exemplo, na creche, brincar de comparar o
maior com o menor (uma cadeira com outra, uma mesa com outra, uma
pessoa com outra) é levar à criança noções do sistema métrico. Cantar
músicas que contam até dez já inseri o conceito de dezena no cotidiano
dos menorzinhos.
No que se refere à Língua Portuguesa, ler diferentes textos, como
livros, gibis, cartas, papéis de propaganda, cartazes, jornais, ajuda a
contextualizar a linguagem e dar sentido ao que essas crianças já veem
em seu dia a dia, tanto em casa como na creche.
Mas, existe uma questão, levantada por especialistas, que precisa ser levada em conta: a capacitação dos educadores
de creches para trabalhar o letramento. Pelo que se sabe, uma boa parte
desses profissionais (35%, segundo o Censo Escolar de 2012) têm até o
ensino médio. Por isso, a didática, quando se fala em letramento, não é o
forte dos professores do ensino infantil que, também em 2012, reunia
7,3 milhões de crianças matriculadas.
Você, que é educador de creche, concorda com essa visão, sobre a
importância do letramento nessa fase da vida da criança? Você se sente
preparado a ajudá-la nesse processo? Dê aqui a sua opinião. E fique
ligado porque, em próximos posts, falaremos mais sobre o assunto, com
dicas práticas para a sua atuação em sala de aula.
Fonte: Fundação Maria Cecilia.
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