Quando falamos em
ditado de palavras, o que vem a mente são alunos sentados, uma folha de
papel e a professora ditando 10/20 palavras sequenciais. Isso ainda
existe e não devemos acreditar que está errado pois ditado é uma forma
de avaliar e desafiar o aluno a pensar e repensar sua aprendizagem.
Mas hoje existem também outras estratégias de trabalhar com ditado, abaixo seguem algumas sugestões
- Ditado oral pelo professor: palavras, frases ou textos.
- Ditado oral pelas crianças para outras crianças (Exemplo: dividir a turma em grupos; cada grupo dita as palavras escolhidas, para que as outras equipes discutam sobre como escrever as palavras ditadas. Nos grupos, elas comparam escritas diversas, justificam suas escolhas. No final, o professor pode discutir cada palavra).
- Ditado em que as crianças ditam as palavras para o professor e esse problematiza coletivamente como a palavra vai ser escrita.
- Ditado de textos, em que os alunos comparam os modos como cada um escreveu o texto, com foco em ortografia, concordância ou pontuação.
- Ditado de lacunas: o aluno recebe um texto com algumas lacunas. O professor vai lendo o texto e os alunos, ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, escrevem para reflexão posterior.
- Coloque as crianças dentro do círculo e de a ordem: CADA MACACO NA SUA PALAVRA Cada criança deverá correr para uma palavra;
- Separar a turma em dois grupos, colocar sobre uma mesa, no centro da sala, palavras cortadas em sílabas,o professor diz uma palavra e o aluno do grupo 1 vai na mesa e pega as sílabas que formam a palavra (se quiser pode estipular tempo) e mostra para os colegas se acertou o grupo ganha 1 ponto, se errou passa a mesma palavra para um aluno do outro grupo formar e assim sucessivamente até todos os alunos terem formado pelo menos uma palavra.
Fonte: Educação em Foco.
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