sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ditados? Uma atividade legal e divertida!


Quando falamos em ditado de palavras, o que vem a mente são alunos sentados, uma folha de papel e a professora ditando 10/20 palavras sequenciais. Isso ainda existe e não devemos acreditar que está errado pois ditado é uma forma de avaliar e desafiar o aluno a pensar e repensar sua aprendizagem.
Mas hoje existem também outras estratégias de trabalhar com ditado, abaixo seguem algumas sugestões 


  • Ditado oral pelo professor: palavras, frases ou textos.
  • Ditado oral pelas crianças para outras crianças (Exemplo: dividir a turma em grupos; cada grupo dita as palavras escolhidas, para que as outras equipes discutam sobre como escrever as palavras ditadas. Nos grupos, elas comparam escritas diversas, justificam suas escolhas. No final, o professor pode discutir cada palavra).
  • Ditado em que as crianças ditam as palavras para o professor e esse problematiza coletivamente como a palavra vai ser escrita.
  • Ditado de textos, em que os alunos comparam os modos como cada um escreveu o texto, com foco em ortografia, concordância ou pontuação.
  • Ditado de lacunas: o aluno recebe um texto com algumas lacunas. O professor vai lendo o texto e os alunos, ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, escrevem para reflexão posterior.
  • Coloque as crianças dentro do círculo e de a ordem: CADA MACACO NA SUA PALAVRA Cada criança deverá correr para uma palavra;
  • Separar a turma em dois grupos, colocar sobre uma mesa, no centro da sala, palavras cortadas em sílabas,o professor diz uma palavra e o aluno do grupo 1 vai na mesa e pega as sílabas que formam a palavra (se quiser pode estipular tempo) e mostra para os colegas se acertou o grupo ganha 1 ponto, se errou passa a mesma palavra para um aluno do outro grupo formar e assim sucessivamente até todos os alunos terem formado pelo menos uma palavra.
Fonte: Educação em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário