domingo, 18 de maio de 2014

BRINCANDO COM A CRIANÇA AUTISTA NA SALA DE AULA

A brincadeira é a linguagem das crianças. Pela brincadeira se pode aprender a interação social, trabalhar a atenção, explorar sentimentos, estimular a criatividade. Com a falta de interação social, comunicação e problemas no comportamento, muitos autistas vão necessitar de ajuda para estabelecer uma relação com outras crianças e muitos não sabem brincar, o que precisa ser ensinado, então o mediador(professor, terapeuta ou pais) tem uma função muito importante: precisa entender que a criança autista apresenta defasagens em seu desenvolvimento: não se relaciona com outras crianças, resiste a mudanças de rotina, é resistente ao toque, faz pouco contato visual, fica irritada quando é contrariada, tende a isolar-se no ambiente educacional e familiar, manifesta risos e movimentos involuntários, apresenta atraso na linguagem ou ecolalia.


    
Pensando nisso é preciso refletir sobre como podemos integrar-se ao mundo desta criança, fazer parte, olhar para ela e buscar contato para que ela te perceba e permita você interagir e brincar. Esta criança pode se integrar com outras, mas para isso o mediador precisa estar disposto a lidar com seus comportamentos inadequados, podendo levar algum tempo até que ela se acomode ao grupo.

   
Através das vivências que estou tendo com meus alunos no decorrer do trabalho que realizo com eles, posso perceber a importância do respeito ao tempo dessas crianças e conhecendo suas angústias e limitações, por meio de um olhar, do toque, de um sorriso e de um ambiente acolhedor, pode sim levar essa criança a te olhar e ver que sua presença faz a diferença.
Aos poucos você vai inserindo o lúdico na rotina dela e percebendo seu potencial.


 As brincadeiras são uma  ferramenta lúdica para desenvolver o potencial cognitivo, psicomotor, social e afetivo da criança, lembrando que devemos sempre respeitar o seu nível de desenvolvimento, promovendo aulas muito prazerosas.



“Se você não puder curar a criança autista, AME-A.
De todo o seu coração, com todo o seu amor e toda a sua aceitação. Alguma tarefa importante ela está desempenhando junto de você, certamente para proveito de ambos. Uma luz transcendental que irá iluminar uma felicidade com a qual você nem imaginou que pudesse existir: CONFIE, TRABALHE E ESPERE.”
                                                                             (Hermínio Correa de Miranda)



                                                                                              
                                                                              APAE - Piumhi

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