Que adaptações físicas devemos fazer na sala de aula considerando o aluno cadeirante e como adaptá-lo a sala de aula?
A escola que irá receber um aluno cadeirante necessita de um detalhado
estudo sobre o seu desenvolvimento geral, seu histórico de aprendizagem,
é preciso fazer um diagnóstico cuidadoso para saber se ele necessita de
um "Plano Individualizado de Adequação Curricular".
É fundamental tratar essa aluno como uma pessoa com condições mentais
normais, que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para
melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.
A integração em sala de aula é fundamental. A professora deverá
conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo
aluno, explicando toda situação do cadeirante.
Para incluir um aluno com deficiência física na escola é necessário que a
escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como:
portas largas, rampas de acesso, cadeira adaptada (deitar), mesa
acoplada na cadeira de rodas, entre outros.
Os alunos precisam estar preparados para receber o colega deficiente. O
professor deve explicar que deficiência física não tem nada a ver com
deficiência mental, a deficiência física afeta a parte motora e não a
parte cognitiva da pessoa. Muitas vezes a discriminação acontece pela
falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que
não é comum.
O aluno com limitações motoras na sala de aula
1.O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e integração na turma.
2.O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
3.Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros
para realizar as atividades, quando a sua dificuldade motora for também
no membro superior. Lembre-se que ele tem esse direito.
4.Alguns podem utilizar-se de adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para escrever.
5.Para as atividades extra-classe é importante avaliar previamente a
acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores
transtornos ou constrangimentos.
6.Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação
motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular.
7.O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.
8.A sala de aula deve ser organizada de forma a que o aluno cadeirante possa circular sem dificuldades.
Fonte:Fonte:http://grupotetraplegia.wikispaces.com/
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