quarta-feira, 16 de abril de 2014

FIQUE POR DENTRO.... GESTÃO ESCOLAR


Afinal, quem são os Gestores no Espaço Escolar?

Concatenando esforços por uma escola melhor

Encontramos dentro da escola diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. É importante sempre lembrar que para tornar a escola um espaço especial, visando a construção de uma sociedade melhor, precisamos desenvolver um trabalho em equipe, um trabalho solidário entre todos os que compõem o cotidiano escolar.
Temos o gestor administrativo (diretor), o pedagógico (coordenador), o educacional (orientador), o da sala de aula (professor) e outros cargos definidos pela estrutura de funcionamento das políticas públicas. Basicamente, em todas as escolas os gestores desenvolvem as seguintes funções:

Diretor – assume uma série de funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica. Entre as suas responsabilidades principais estão:
 
  • Gerenciar os aspectos materiais e financeiros da escola.
  • Harmonizar as relações entre os profissionais da educação que atuam na escola.
  • Articular a relação escola-comunidade.
  • Construir em parceria com todos os segmentos da escola, as normas, regulamentos, adotando medidas condizentes com os objetivos e princípios propostos.
  • Promover um sistema de ação integrada e cooperativa.
  • Manter um processo de comunicação claro e aberto entre os membros da escola e entre a escola e a comunidade.
  • Estimular a inovação e melhoria do processo educacional.
Professor – deve ser entendido como um agente de educação integral, cujas habilidades, conhecimentos e atitudes em relação ao aluno, são o centro de eficácia do processo educativo.

Coordenador Pedagógico – Auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas aulas. Busca alternativas junto aos professores para trabalhar os conteúdos propostos de forma mais efetiva, clara e que possa atingir os alunos, melhorando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Orientador Educacional - Estende seu trabalho a todos os alunos, orientando-os em seus estudos, com o objetivo de que os mesmos sejam mais proveitosos. São funções do orientador educacional:
  • Auxiliar o educando quanto a seu auto-conhecimento a sua vida intelectual e a sua vida emocional.
  • Trabalhar para estabelecer na escola um ambiente de alegria e confiança.
  • Procurar trazer a família para cooperar de maneira mais eficiente e positiva na vida do educando.
  • Realizar trabalho de aproximação da escola com a comunidade.
  • Realizar observações e entrevistas pessoais com os alunos e seus familiares.
  • Participar do processo de avaliação escolar e recuperação dos alunos.
Todos os líderes mencionados precisam eleger como prioridade a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo atitudes de gestão compartilhada, entendendo que a gestão não pode ser jamais um fim em si mesma e que para ter sentido, tem que estar a serviço do êxito dos alunos.
Mas é importante ficar claro que a ação de todos os líderes que não atuam na sala de aula só faz sentido se favorecer o trabalho do professor, resultando em benefícios educacionais e sociais para os alunos.
O clima organizacional precisa ser favorável à aprendizagem e precisa estimular que os professores desenvolvam trabalhos onde a curiosidade do aluno seja despertada para continuar a aprendendo e que ele receba na escola as condições para tal. Onde cada um, professores e alunos ofereçam o melhor de si.
Precisamos de uma escola autônoma, aberta, flexível, democrática, participativa e que seja um espaço de socialização. Uma escola que estabeleça diálogos com a comunidade escolar, onde os professores se comprometam com os resultados dos alunos, onde os pais e mães estejam presentes. Enfim, uma escola onde o aluno seja valorizado e estimulado a aprender.
Agora, é preciso transformá-la também num ambiente voltado à reflexão. Nesse sentido, o papel do gestor/diretor passa a ser muito importante. É essencial entender o conceito de liderança educacional como um tipo de intervenção junto a pessoas, por meio do qual se promovem novas maneiras de pensar. Se educadores não mudam sua forma de pensar, não mudarão sua forma de agir. Liderar é criar ambientes seguros, que sejam favoráveis para inovações educacionais.

 Como dizia Paulo Freire:
“Ninguém educa ninguém, os homens se educam em comunhão”.

FONTE: ESPAÇO EDUCADOR EM AÇÃO.

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