terça-feira, 29 de abril de 2014

Como ler mais

É claro que tudo vai depender do seu desempenho como leitor. Se antes você conseguia ler em média 450 palavras por minuto, depois de colocar em prática essas dicas você provavelmente vai conseguir ler cerca de 900 palavras por minuto. Mas se você está interessado em saber como pode ser capaz de fazer grandes melhorias em termos de velocidade e compreensão, confira algumas dicas para começar a praticar a sua leitura:

1. A leitura não é linear
Como você lê um livro? Provavelmente do início ao fim, sem voltar em nenhum trecho, e não ignorando nenhuma frase. Porém, o livro sugere que esta é uma das formas mais ineficientes de se ler. Você pode pular linhas, ler só os pontos principais ou simplesmente ler em qualquer ordem. Embora o padrão seja ler do início ao fim, ele nem sempre é o mais eficaz. Tente mudar o foco da leitura, e comece a ler o que te interessa sem ficar preso no texto.
2. Pratique a leitura
A prática envolve o treino para desenvolver uma leitura mais rápida. No começo você não vai entender muito o que você está lendo porque o seu cérebro está acostumado a ir em um ritmo mais lento. Quanto mais rápido você começar a ler, mais o seu cérebro vai se acostumar com esse ritmo.
3. Use um marcador
Seus olhos não conseguem ficar fixados em um ponto durante toda a leitura? Para não se perder durante o texto use um marcador para facilitar a sua localização. Vai ser difícil se acostumar, mas depois verá que ele vai auxiliar no desenvolvimento e na rapidez da sua leitura.
4. Elimine distrações
Se você pretende terminar um livro em tempo record, elimine todas as suas distrações. Não faça nada além de ler o texto. Desligue a televisão, o rádio e não use o computador ao mesmo tempo. A leitura não pode acontecer em um ambiente com distrações externas.
5. Encontre a sua motivação
Se você precisa ler um livro encontre a sua motivação. Determine a finalidade da sua leitura para que você consiga se manter alerta e focado. Assim, a leitura irá fluir com mais facilidade.
Boa leitura!
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário