De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer..."
Lembre-se sempre, o cérebro de uma criança é como uma folha de papel em branco, onde podemos escrever qualquer coisa, inclusive as coisas inúteis..
- Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de ideias;
- Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfico para as crianças em geral.
- Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza.
- Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio.
- Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;
- Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.
- Brincar de cuidar das plantas, regar o jardim, etc, são excelentes meios de despertar a sensibilidade ecológica, ou respeito à natureza, entre todas as faixas etárias.
- Colocar venda numa criança e pedir para que outra a Guie até um determinado local, é uma excelenta atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Cria no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes visuais.
- Os Jogos coletivos onde a criança seja peça atuante para o fiel desempenho da tarefa, acaba por criar em sua personalidade, um alto senso de responsabilidade social e autoconfiança.
- Os jogos de advinhação são excelentes como estímulos à criatividade e imaginação infantil. Além disso, trabalham de forma intensa o processo de coordenação e associação de ideias.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário