s sequências devem trabalhar com interpretação e escrita de números cada vez mais complexos.
A
sequência didática é um conjunto de propostas relacionado a um
conteúdo, com uma ordem de desenvolvimento. Um dos pioneiros em
pesquisas sobre como os alunos aprendem Matemática, o francês Guy
Brousseau desenvolveu a Teoria das Situações Didáticas, que se baseia no
princípio de que ''cada conhecimento ou saber pode ser determinado por
uma situação'', entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Uma
boa sequência didática para trabalhar o sistema de numeração decimal
contempla em suas etapas os quatro tipos de situação didática descritos
pelo educador:
- Ação Fase na qual as crianças
tomam decisões, respondem a perguntas, colocando seus saberes em prática
para resolver um problema proposto, como a escrita de um número
desconhecido. É quando surge um conhecimento não formulado
matematicamente.
- Formulação Quando os alunos
são levados a explicitar as estratégias usadas para escrever aquele
número. Para isso, precisam formulá-las verbalmente, transformando o
conhecimento implícito em explícito. O aluno retoma sua ação em outro
nível e se apropria do conhecimento de maneira consciente.
- Validação
Etapa de debates. A criança demonstra para todos as suas estratégias,
confrontando os jeitos diferentes de se produzir o número. "O aluno não
só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que
diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado", diz Brousseau.
- Institucionalização
Aqui aparece o caráter matemático do que as crianças validaram. É uma
síntese do que foi construído durante o processo e tem uma
sistematização socialmente estabelecida. Você tem um papel ativo,
selecionando e organizando as situações que serão registradas.
Fonte: Nova Escola.
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