Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita.
A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e letras de forma para realização da técnica de rastreamento.
Técnica rastreamento da primeira letra do nome do aluno com ajuda do pontilhado.
As crianças começam por traçar com o dedo
Em seguida, as crianças usam uma cor de lápis e traçar os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.
-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.
- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.
- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.
Cartelas plastificada de pontilhados (passar o dedinho em cima,tinta ou canetinha)
Colorir com canetinha,giz de cera ou tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
-Alinhavo com canudinho
-Brincadeiras com receitas de massinha caseira
-Pintura
-Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.
Colorir com canetinha,giz de cera ou tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
-Alinhavo com canudinho
-Brincadeiras com receitas de massinha caseira
-Pintura
-Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.
Teste a sua destreza dos dedos virando um "flipper" em uma caixa.
Fortalecimento dos dedos para abrir o elástico é colocar ao redor da bola.Trabalha o planejamento motor, olho-mão, e atividade integração bilateral.
Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer.
Melhorar a coordenação bilateral e fortalecer os ombros.usar a força da mão e no planejamento motor para empurrar de volta ao tamanho original.Dica:o sifão sanfonado realiza o mesmo tipo de exercicio do brinquedo acima.
Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar. Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.
Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina.
Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade.
Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer.
Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar. Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.
Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina.
Conjuntos de bolinhas coloridas magnética pode ser utilizada com a varinha magnética ou sozinho.Trabalhar a habilidade motora fina ou atividade de planejamento motor.
Dica para os bebês-um guizo que todos os bebês tem o punho pequeno o suficiente para o menor segurar e balançar.Atenção,o dedo polegar segura o brinquedo.(posicionamento deste dedo polegar é importante para arco da mão)
encaixar as bolinhas coloridas dentro do pote com vários furos do tamanho das bolas.
Alinhavo-cortar pedaços de espuma e alinhavar no palito.Pode ser também confeccionar colares ou pulseiras de macarrão ou bolinhas bijouterias.
Desenhar,pintar ou colorir os moldes vazados.Depois pode reduzir aos poucos o tamanhos dos moldes.
Pode inventar com bastante criatividade preencher o espaço com colagem(glitter,papel crepom,bolinhas de revista) ou colar uma gravura ou foto,colorir giz de cera,tinta ou lápis de cor.Trabalhar as formas geométricas,noção espacial(grande/pequeno) e colorir (dentro) do limite.
usar o martelo de plástico para encaixar pinos dentro da massinha.Trabalhar a força e coordenação viso-motora.
Aramado com bolinha de madeira. Pode trabalhar diversos movimentos, a criança conduz as peças pelos caminhos.Trabalhar coordenação viso-motora.
Exercita a coordenação motora, concentração, discriminação de cores, planejamento, raciocínio lógico e convívio social das crianças.
colocar as bolinhas de gude nos buracos, controlando a inclinação do tabuleiro com os cordões e exercitar a coordenação motora.
Acertando o alvo.cores e tamanhos diferentes.
Consiste em montar todos os cubos nos pinos da base, conforme os cubos são girados é formado diversas figuras de animais, monte sem olhar, você irá se surpreender com um animal super divertido e diferente.
Através do manuseio dos cubos, a criança irá trabalhar posição, forma, coordenação motora e noção de quantidade.
Brinquedos clássicos divertem pessoas de todas idades e resgatam os valores das brincadeiras saudaveis.
Para brincar com o Bilboquê, você precisa de muita atenção, agilidade e treino.
Estimula a coordenação motora, exigindo muita paciência e persistência.
O objetivo do jogo é equilibrar as bolinhas nas canaletas, passando-as de uma criança para outra.
Composto por 4 canaletas e 2 bolas de madeira.Trabalha a coordenação motora, concentração, atenção, equilíbrio, habilidade de planejamento motor.
Para nossos pequenos começarem desde cedo a guardar o seu dinheiro.
Os cofres animados são indicados para crianças a partir de quatro anos de idade, pois é nessa idade que elas começam a ter noções de valores financeiros.Para retirar as moedas, basta abrir a porta que fica atrás da atrás do cofrinho.
-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.
- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.
- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.
Placas de madeira vazadas com linhas onduladas,retas ou zigue-zague
Pintura com conta-gotas.Ajuda fortalecimento muscular dos dedinhos
Encaixe de palitos na placa de isopor
Pegar peças de pinos- com os dedos indicador e polegar (Jogo Resta Um)
(colorir dentro do molde vazado ou preencher a figura no contorno)
Ligue os pontilhados. O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontilhados desenvolvendo a atenção, concentração e coordenação viso-motora.
Encaixe de pinos de madeira tamanhos e espessuras diferentes
Encaixe dos palitos de Picolé no pote com um furo
Alinhavo de canudinhos, miçangas ou macarrão
Jogo de Mosaico -peças pequenas de legos
Ferramentas para pintura - esponjas de formas diferentes e pincéis.
Transferir relações espaciais do desenho para placa de madeira de pinos(crianças 8-9 anos)
Abrir e fechar potes diferentes
Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário