Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA
JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* Formar na criança o conceito Pátria;
* Despertar o sentimento de patriotismo;
* Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* Formar na criança o conceito Pátria;
* Despertar o sentimento de patriotismo;
* Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional e da Independência;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional e da Independência;
Bandeira Brasileira
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- Conversas e discussões sobre o que é Pátria;
- O que aconteceu no dia 7 de setembro;
- A figura de D. Pedro I;
- Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
- O grito da Independência;
- A vida no Brasil antes e depois da Independência;
Identidade e Autonomia:
Habilidades:
- Utilizar procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
- Identificar situações de risco no seu ambiente mais próximo.
- Utilizar adequadamente os sanitários.
- Participação em atividades onde as crianças dirijam por si mesmas suas ações, de acordo com os recursos de que dispõem, para que desenvolvam o senso de responsabilidade, a iniciativa e a autonomia, intermediadas pelo professor.
Linguagem Corporal/Movimento:
Habilidades:
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
- Realização de diferentes movimentos: lutar, dançar, subir e descer de árvores ou obstáculos (pular sobre obstáculos tendo o cuidado de variar as alturas), jogar bola, rodar bambolê etc. Essas experiências devem ser oferecidas sempre, com o cuidado de evitar enquadrar as crianças em modelos de comportamentos estereotipados, associados ao gênero masculino e feminino, como, por exemplo, não deixar que as meninas joguem futebol ou que os meninos rodem bambolê
- Utilizar os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
- Utilização de corda para pular, o que propõe às crianças uma pesquisa corporal intensa, tanto em relação às diferentes qualidades de movimento que sugere (rápidos ou lentos; pesados ou leves) como também em relação à percepção espaço-temporal, já que, para “entrar” na corda, as crianças devem sentir o ritmo de suas batidas no chão para perceber o momento certo. A corda pode também ser utilizada em outras brincadeiras desafiadoras. Ao ser amarrada no galho de uma árvore, possibilita à criança pendurar-se e balançar-se; ao esticá-la em diferentes alturas, permite que as crianças se arrastem, agachem etc.
Linguagem musical:
Habilidades:
- Realizar experiência de sonorização com instrumentos confeccionados pelas crianças, com materiais diversos que produzem sons, com os sons do corpo, com a voz, etc.
- Ouvir e cantar o hino da Independência e/ou o hino nacional: rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, do tubarão, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
- Brincar de bandinha: bater lata, chocalhos, tampas de panela e tentar ajustar o ritmo.
- Marchar ao som do ritmo da bandinha formada pelas crianças, dando uma volta no pátio do colégio;
Linguagem Plástica e Visual:
Habilidades:
- Desenhar a bandeira do Brasil com lápis de cera, pincel ou outro material (massinha, rolo de papel higiênico, mata-moscas, vassourinha de criança) sobre diferentes bases como: lixa, papel enrugado, papel liso, gibis, jornais, no interior de caixas de camisa, em bandejas de isopor.
- Colagem de figuras geométricas nas cores que representam o nosso país, para criarem uma nova forma de expressar seu sentimento;
- Montar painéis elaborados pelas próprias crianças do grupo, com seus próprios desenhos e pesquisas alusivos ao fato histórico.
- Confeccionar viseiras de E.V.A. para que as crianças escrevam seu nome e a palavra Brasil.
- Utilizar papéis de formas e tamanhos variados para os desenhos livres, papel pardo no chão ou colado na parede para mudar a posição na hora de desenhar de horizontal para vertical;
- Recortes de vários rostos de crianças brasileiras para uma atividade coletiva de confecção de um cartaz valorizando o contorno do mapa cartográfico do nosso país;
Linguagem Oral e Escrita:
Habilidades:
- Escutar a criança, dar atenção ao que ela fala sobre o que temos de bom de ruim, em nossa Pátria, atribuindo sentido às suas palavras;
- Responder de forma coerente àquilo que a criança perguntar, sobre o Brasil independente, para que ocorra uma interlocução real;
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos textos lidos pela professora a respeito do fato histórico da Independência do Brasil.
- Relatar experiências vividas e narrar fatos em sequência temporal e causal.
- Escrever espontaneamente as palavras ouvidas na história da Independência do Brasil.
- Completar palavras que tenham a letra B ou o pedacinho Bra.
- Elaborar listas de palavras que começam com B ou Bra.; com p ou com Pa.
- Pesquisar palavras que terminam com l em jornais e revistas e construir um cartaz ilustrado.
- Bingo das letras do alfabeto ou das palavras trabalhadas.
- Montar a palavra BRASIL utilizando-se de letras móveis.
Linguagem Matemática
Habilidades:
- Utilizar a contagem oral das letras das palavras trabalhadas, bem como de quantas vezes se abre a boca para pronunciá-las.
- Contar os dias da semana utilizando-se do calendário mensal afixado na sala de aula;
- Realizar a leitura de histórias, incluindo o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as regularidades do sistema numérico.
- Confeccionar um livro, da turma, com a ajuda do professor, sobre a Independência do Brasil, observando a organização do índice e a numeração das páginas.
- Organizar, em grupo, um álbum de figurinhas, a respeito da Independência, onde as crianças possam antecipar a localização de determinada figurinha.
- Utilizar nas brincadeiras de faz-de-conta, em jogos e/ou campeonatos, fichas que indiquem a ordinalidade (primeiro, segundo, terceiro), para que as crianças possam decidir a ordem na fila, para o atendimento num posto de saúde ou numa padaria;
- Participar em atividades de: contagem de dois em dois ou de dez em dez, distribuição de figuras, fichas ou balas, em que as crianças realizam ações de acrescentar, agregar, segregar e repartir relacionadas a operações aritméticas.
Natureza e Sociedade;
Habilidade:
- Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito à história da Independência do Brasil;
- Conhecer modos de ser, viver e trabalhar dos grupos sociais do presente e do passado de nossa nação.
- Pesquisar os nomes dos autores do Hino da Independência e do Hino Nacional
- Descobrir através de pesquisa há quantos anos o Brasil comemora a sua independência de Portugal.
- Participar de dramatização da Independência do Brasil; ou de jogral sobre a data festiva.
Fonte: You tube vídeos
As fotos, que aqui foram postadas, encontravam-se disponíveis na internet.
As fotos, que aqui foram postadas, encontravam-se disponíveis na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário