sábado, 18 de julho de 2015

Memória e Sorte vivem juntas? E por quanto tempo?

 

O telefone toca e ouço do outro lado da linha uma voz amiga que há tempos não ouvia:
- Como vai, Maria Teresa? Tudo bem com você?
- Sim, e você minha amiga? Como vai?
- Eu estou bem, estava fazendo um dos meus exercícios mentais, folheando o caderno de telefone e encontrei o seu número e lembrei dos bons tempos.
- Fico feliz em saber que você tenha bons pensamentos a respeito da nossa amizade.
- Sim… Mas de um ano para cá, a minha memória não tem estado muito bem. Tenho esquecido onde coloco as chaves, óculos, celular e aí fico ligando para o meu número para achar o celular dentro de casa (rs). Outro dia deixei o forno ligado com uma tortinha de espinafre e fui ler o jornal. A tortinha foi para o lixo e no jornal encontrei um anúncio de pizza que acabei pedindo para o jantar. Que sorte! A idade vai chegando, acho que é assim mesmo.
- Desculpe lhe dizer, mas não é assim mesmo. A sorte normalmente nos acompanha, mas também não é sempre assim. Lembre-se: você deve exercitar o seu cérebro todos os dias. Vamos ver como, pegue papel e lápis e anote:
1 – Procure acordar 10 minutos antes do horário habitual, pegue um papel e caneta e escreva os compromissos do dia. Hoje temos até o Palm (agenda eletrônica). Pode também ter um quadro branco e escrever os compromissos para quando retornar para casa verificar o que você conseguiu lembrar e realizar, como se fosse um jogo, mas o papel/agenda/Palm vai facilitar a consulta dos horários e compromissos.
2 – Tenha um toca CD no banheiro e escute um CD que você goste muito enquanto toma banho, escova os dentes, etc, mas que sejam músicas para você cantar e cante até perceber que sabe mesmo as letras das músicas preferidas. E mude de CD, uma semana depois, retorne com aquele da semana anterior e assim sucessivamente.
3 – Procure ter em casa os lugares certos para as coisas certas: lugar de chave é no lugar de chave, compre um enfeite para pendurar chaves. Lugar de celular é lugar de celular, faça o mesmo, compre um porta-celular. Reveja os locais das coisas habituais que você usa e organize de forma que tenha a facilidade de achá-las. Procure ter disciplina.
4 – Nos intervalos, durante o dia, procure fazer palavras-cruzadas, caça-palavras ou quebra-cabeça de 100 a 1000 peças. São atividades que treinam atenção, concentração e memória.
5 – Reserve um horário diariamente para brincar, é isso mesmo, brinque, uma sugestão que tenho é “jogue videogame”, jogue junto com a sobrinha ou com o neto ou com a filha do vizinho, mas jogue videogame.
6 – Matricule-se numa academia para fazer atividade física diariamente.
- Mas eu caminho todos os dias!
- Sim, caminhar todos os dias é um ótimo exercício, porém algumas vezes é uma atividade solitária e na academia, além de você ter orientação de um profissional, poderá fazer novas amizades.
7 – Quando fizer algo, como por exemplo a torta de espinafre, procure se manter na cozinha enquanto não terminar. Evite fazer muitas atividades ao mesmo tempo.
8 – A leitura é indispensável! Procure ler o que realmente lhe interessa e depois de ler, seja uma matéria no jornal ou uma página de um livro ou até mesmo um capítulo, faça um exercício mental através das perguntas: Sobre o que eu li? Eu concordo com o que li? Eu discordo? Por quê?
9 – Além de procurar os amigos pelo caderno de telefone, veja também as fotos antigas, telefone para as pessoas, procure recordar momentos felizes do seu passado, mande cartão de aniversário, etc.
10 – E faça uma avaliação neuropsicológica. O resultado vai lhe dar a resposta se realmente há algum comprometimento cognitivo. É extremamente importante você saber como está a saúde do seu cérebro.
– Com certeza, você terá outras ideias de como ativar sua memória constantemente. Lembre-se sempre: o nosso cérebro deve ser exercitado todos os dias. Foi bom falar com você, beijos, tchau, tchau.
E você, que está aí lendo este texto: o que fez hoje pela saúde do seu cérebro? Relate através do contato. Aguardo você.

* Texto para Facilitando sua Vida, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário