segunda-feira, 27 de julho de 2015

Entre a "birra" e o "não"



A teimosia é um comportamento comum entre as crianças, e quase sempre se expressa de forma corporal. Quando elas não conseguem o que querem causa certa frustração, raiva, tristeza e a partir daí temos a birra, os choros, os gritos, etc.
Muitas vezes os pais não dizem NÃO aos seus filhos, por vários motivos, por exemplo, por não ficar muito tempo com eles devido suas ocupações do trabalho e do dia a dia, negam-se a dizer NÃO com o pensamento de “Já passo pouco tempo com ele e como não vou deixá-lo fazer o que tem vontade quando estamos juntos?” ou simplesmente pelo fato de os pais sofrerem junto com as frustrações, chateações e as tristezas dos filhos, sendo mais fácil dizer SIM ao invés do tão preciso NÃO.
A birra também é utilizada pelas crianças como forma de ver até que ponto pode ir com os pais, e ela pode ocorrer em locais públicos como supermercados, escolas, shoppings, etc. Para evitar este problema os adultos devem manter-se firme na situação, não adianta simplesmente dizer não e com um pouco de choro o adulto mudar de ideia para o sim, pela vergonha de estar em local público ou até mesmo pela falta de paciência, isso só causará mais birra futuramente, pois a criança entenderá que se chorar ela conseguirá o que almeja.
Estamos em um mundo em que o marketing domina nossas crianças e quase os hipnotizam para comprar os tantos brinquedos, doces, comidas, etc, é neste momento que os pais devem tomar consciência e mostrar autoridade para que a criança já se desenvolva e aprenda a conviver e a trabalhar suas frustrações.Certa vez no Parque Taquaral em Campinas uma criança de 3 anos viu os balões e pediu para que a mãe comprasse, a mãe virou e disse: “Não Ana, a mamãe não tem dinheiro hoje para comprar, ta bom?”, então ela respondeu: “Tudo bem!” e foi brincar no parque. O NÃO é muito importante para o desenvolvimento e a criação da autonomia da criança, pois cria uma barreira para a mesma e ela deverá enfrentar esta situação, e devemos lembrar que durante o decorrer da vida nem sempre ela receberá apenas SIM.
Os adultos devem ter algumas atitudes rotineiras para educar a criança, incluindo o diálogo, que é muito importante, exigindo muita paciência dos pais, sendo um dos principais elementos para entender o motivo da birra, algumas vezes pode ser o nascimento de um irmãozinho, problemas em casa, como separação dos pais, ou simplesmente uma forma de chamar a atenção dos adultos. Toda criança precisa ter um limite, pois sem este ela poderá até mesmo ter a sensação de falta de amor e abandono dos pais.
E então pais, vamos aprender a dizer NÃO?


Meninas da Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário