Quando
chega a hora de colocar os pequenos para pesquisar, a primeira
preocupação que vem à mente é com qual tema trabalhar. Nesse momento,
priorize aquilo que encanta as crianças, como os animais, o sistema
solar e os alimentos. Mas não gaste tanto tempo nessa etapa. Embora a
escolha seja uma parte importante do processo, o assunto a ser
investigado, independentemente de qual seja, deve estar sempre a serviço
de um propósito: fazer as crianças colocarem em ação procedimentos
específicos da leitura que tem como objetivo aprender mais sobre
determinado assunto. Isso inclui selecionar fontes, fazer a leitura em
busca de dados, associar as informações das imagens ao que está no
texto, registrar e apresentar o que foi encontrado - ainda que, por
serem pequenos, tenham um grande apoio seu durante todo o percurso.
Uma excelente forma de levar a turma a vivenciar esses passos é trabalhar com os textos informativos. Diretos, com informações científicas ou dados que expliquem ou desenvolvam um tema, eles dão às crianças a oportunidade de aprender sobre qualquer assunto pelo qual se interessam. Além de serem a base para a pesquisa, os textos informativos ainda trazem para a turma da creche outro propósito social: ler para saber mais, o que é bem diferente das atividades com os contos de fada ou as fábulas, mais corriqueiras na rotina.
Uma excelente forma de levar a turma a vivenciar esses passos é trabalhar com os textos informativos. Diretos, com informações científicas ou dados que expliquem ou desenvolvam um tema, eles dão às crianças a oportunidade de aprender sobre qualquer assunto pelo qual se interessam. Além de serem a base para a pesquisa, os textos informativos ainda trazem para a turma da creche outro propósito social: ler para saber mais, o que é bem diferente das atividades com os contos de fada ou as fábulas, mais corriqueiras na rotina.
Fonte: Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário