quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Habilidades de Lazer dentro da Ciência ABA

As habilidades de lazer são aquelas habilidades, interesses e hobbies que a maioria de nós tem e que servem à função de relaxamento, descontração ou simples prazer.
Esta é uma habilidade importante na vida.
Em um programa ABA, às vezes, pode ser fácil concentrar-se na aquisição de habilidades, preencher lacunas no desenvolvimento e perder a visão geral.
Por que uma criança de 3 anos precisa saber como se divertir sem envolvimento de adultos? Porque um dia ele terá 19 anos.
O que ele fará então quando estiver entediado, ou mamãe e papai estiverem ocupados? Girar em círculos? Ficar sentado na mesa da cozinha? Ou será que ele poderá ir aonde estão seus brinquedos, pegar um e brincar.
Se estou sozinha, entediada, frustrada, agitada, não preciso de alguém para me dar algo para fazer. Eu tenho a capacidade de pensar em uma atividade, participar dessa atividade e concluir a atividade independentemente.
Por isso a IMPORTÂNCIA de ensinarmos essa habilidade.
Mas…
só porque você acha que um jogo / atividade / brinquedo será agradável para seu filho não significa que eles concordarão.

Entenda que as habilidades de lazer provavelmente precisarão ser repetidamente ensinadas e reforçadas antes de você ver seu filho começar a escolher espontaneamente e independentemente um jogo ou brinquedo para interagir.
Os comportamentos inadequados precisam ser colocados em extinção ou num reforçamento diferencial a fim de ensinar as habilidades de lazer para a criança. Não tente competir com os comportamentos de bater palmas, de ficar rolando, ou cantando músicas, que sem um plano, você perderá.
Em vez disso, reforce o que você quer que eles façam (sentar e brincar) e redirecione o que você não quer que eles façam.
Por fim, o estímulo sistemático é seu amigo. Se estou trabalhando com uma criança que está acostumada a passar seus dias brincando na pia da cozinha e cantarolando, não posso esperar que ela seja imediatamente capaz de brincar com um jogo de 30 minutos. Isso é completamente errado.
Comece com um nível de expectativa em que seu filho possa ter algum sucesso.

Dani Botelho ABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário