sábado, 16 de novembro de 2019

A importância dos conceitos da psicomotricidade para a psicologia


A psicomotricidade é uma ciência multidisciplinar que procura associar o desenvolvimento cognitivo ao desenvolvimento psicomotor, as alterações de rotina na sociedade contemporânea acabaram mudando drasticamente a maneira com a qual nos relacionamos com o ambiente desde cedo, essas interações por sua vez influenciam em nosso comportamento futuro tornando-se assim uma importante área de estudo da psicologia.

Atualmente as crianças interagem cada vez menos umas com as outras e com seus pais, as diversas atividades correlatas ao período escolar como, por exemplo, judô, balé, natação ou aulas de inglês inevitavelmente sobrecarregam a criança desde cedo. Aliado a isso temos a rotina atribulada dos pais que cada vez tem menos tempo disponível para os filhos, refletindo assim diretamente na personalidade dessas crianças.

Do ponto de vista motor, as crianças de hoje em dia praticam cada vez menos atividades físicas devido a uma infinidade de fatores como insegurança dos pais, falta de locais para a prática de atividades físicas, morar em apartamento, jogar videogames entre outros. Todos esses fatores somados contribuem para que a criança não conheça as suas potencialidades motoras que por sua vez só podem ser exploradas mediante a prática de atividades físicas, além disso, o caráter de sociabilização dessas brincadeiras também é importante para o desenvolvimento das habilidades psicossociais.

Por fim podemos criar uma associação do desenvolvimento psicomotor do indivíduo com o seu desenvolvimento profissional, dentro do ambiente de trabalho contemporâneo o sucesso está diretamente relacionado as capacidades de sociabilização do indivíduo e sua capacidade de expressão, essas características são moldadas ainda na infância, ou seja, o desenvolvimento harmônico dos sistemas psicomotor e cognitivo está diretamente relacionado ao perfil profissional do indivíduo. Por esses e outros inúmeros motivos que a psicologia cada vez mais se volta para as aplicações da psicomotricidade.


Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário