domingo, 15 de setembro de 2019

Habilidades Sociais dentro da Ciência ABA

Dentro de um programa ABA também ensinamos HABILIDADES SOCIAIS.
Isso acontece porque as crianças com autismo não adquirem facilmente essas habilidades naturalmente de seu ambiente, como seus colegas neurotípicos.
E também porque eles têm maior dificuldade em ler/entender sugestões sociais sutis, o que torna mais difícil o significado da interpretação.

"Uma saudação ... é uma habilidade social que pensamos que é simples. No entanto, uma análise mais aprofundada mostra que essa habilidade, que achamos fácil, é extremamente complexa.
Como uma criança cumprimenta um amigo na sala de aula difere do tipo de saudação que seria usada se os dois se encontrassem no shopping mall.
A saudação usada na primeira vez em que a criança vê um amigo difere da saudação trocada quando se vêem 30 minutos depois.
Além disso, palavras e ações para saudações diferem, dependendo se a criança está cumprimentando um professor ou um colega ...
os cumprimentos são complexos, assim como a maioria das habilidades sociais”.
HABILIDADES APRENDIDAS EM UM PROGRAMA INICIAL SERIAM:
Saudações recíprocas com colegas “Oi”, “Tchau”
Pedir ítens de colegas
Dar e receber itens de colegas
Imitar ações simples e complexas de colegas (de perto e à distância)
Imitar pares brincando
Seguir as instruções dos colegas
Trocar de turnos com brinquedos e jogos simples
Tolerar brinquedos sendo compartilhados
Habilidades de prontidão escolar (por exemplo, frequentar, esperar, fazer a transição, cumprir, seguir as instruções do grupo, levantar a mão etc.)

As habilidades que você escolher ensinar devem ser selecionadas e adaptadas de acordo com as necessidades individualizadas do aluno.

Fonte: Dani Botelho ABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário