Atividades utilizando o nome de cada
aluno é sempre uma boa alternativa no início do ano, pois além do aluno
sentir que a professora "sabe quem é ele" ( isso lhe dá segurança), é
uma forma das crianças irem (re)conhecendo o seu nome ( ou a primeira
letra do nome- dependendo do nível) e de auto-afirmação, tão importante
nesse retorno à escola, depois de terem passado 40 dias com a família.
Com o tempo, também vão
observando o crachá dos colegas e a partir daí inicia-se o processo de
alfabetização, onde estarão distinguindo as letras/palavras,
reconhecendo letras, identificando-as e conhecendo-as.
É também uma forma de promover a integração dos alunos entre si e estimulando a se aproximarem do colega "novo" da turma.
IMPORTANTE - Caso vá utilizar os crachás para brincadeiras de encontrar os nomes, o enfoque deve ser a(s) letra(s),
então todos os crachás devem ter o mesmo tamanho, serem da mesma cor e
de preferência não ter ilustrações que desvie a atenção das letras para a
figura.
Sugestões
* Ter pronto o crachá impresso em cartolina ou confeccionado em E.V.A, já recortado.
(Tudo que for feito para os
alunos, deve antes de mais nada, ser feito com muito carinho e zêlo -
eles se sentirão esperados, o que diminuirá as ansiedades e medos.)
* Se possível ( e dependendo do
nível da turma) deixar que eles escrevam o seu nome, caso contrário,
pode-se já ter riscado o nome do aluno com letras vazadas, para que eles
pintem com lápis colorido, canetas hidrográficas ou mesmo Cola
colorida.
* Fazer um crachá igual para a
professora, que deverá usar nos primeiros dias. (mais uma vez estarão
observando letras e relacionando com as do seu nome).
* Pode-se juntar os coleguinhas
pelas igualdade da 1ª letra do nome; pela semelhança entre os nomes (ex.
Cristiane e Liliane, Vitor e Higor...) e propor uma atividade para as
duplas/ trios realizarem juntos, como a pintura da ficha da primeira
folha do caderno (disciplinas)- mais uma forma de estarem repetindo os
nomes e ajudando um a decorar o nome do outro.
* Pedir para que um colega
observe bem a escrita do nome do seu par, inclusive promover uma
conversa sobre as letras que tem no nome de ambos que se repetem , qual
letra tem no nome do meu colega e não tem no meu nome.....Dar as mâos no
centro da sala, formando um círculo. A professora passa recolhendo os
crachás e os embaralha, depois coloca todos os crachás arrumados no
centro do círculo e cada dupla de cada vez, deverá encontrar o seu
crachá, um parceiro pode ajudar o outro. No final todos estarão com seus
crachás.
Caso o aluno erre e pegue o
crachá do colega de outra dupla, cabe ao professor avaliar se vale a
pena, nesse momento, estar mediando ou não. Se a maioria "reconhece" o
seu nome, acho interessante deixar que fique errado mesmo e a medida que
os pares forem pegando seus nomes, vai chegar um momento em que sobrará
um crachá que não pertence a dupla e estará faltando o crachá do aluno
que está procurando o seu nome - nesse momento você já estará avaliando
seus alunos quanto a: iniciativa, conhecimento das letras, resolução de
situação problema - e aí sim você dá uma "luz":
- Mas estavam todos com o crachá
com seu devido nome! Agora este está sobrando e está faltando o crachá
do(a) fulano(a). O que terá acontecido?
São levantadas as hipóteses pelos alunos, a professora vai mediando até levá-los a encontrar uma solução.
Já fiz essa técnica algumas vezes e sempre os alunos participaram bem!
* DANÇA DA CADEIRA
Arruma-se as cadeiras e coloca
em cada uma o crachá de um aluno, nesse caso, todos terão uma cadeira,
sairá da brincadeira, o último a encontrar o seu nome ou aquele que
sentar na cadeira com o crachá do colega...
* CORRIDA DO NOME
Como uma gincana, ficam duplas
de mãos dadas de um lado da sala/pátio e do outro lado, colocam-se os
crachás da dupla com mais 2 ou 3 crachás de outros alunos que não estão
participando nesse momento. Ao sinal da professora (ou apito) as duplas
devem correr até onde estão os crachás com seus nomes, colocarem no
pescoço e voltarem correndo para o local da partida. A dupla que chegar
primeiro com os crachás corretos ganha.
*****************************************************
Por: Viviane Patrice
Nenhum comentário:
Postar um comentário