Projeto este ano é: Semeando a paz na escola
Objetivo geral: Acolher os alunos no primeiro dia de
aula e construir as regras de convivência.
Objetivos específicos:
- Compreender noções básicas de convivência;
- Conviver melhor com os colegas;
- Avaliar o nível da turma.
Turma de 4º ano
Disciplina: Português e Ensino Religioso
Gênero: textos informativos, canção e cartaz.
Eixos: Leitura, oralidade e produção escrita.
Desenvolvimento
1º
Receber os alunos e se apresentar. Irei deixar uma caixa no
fundo da sala para que coloquem perguntas sobre mim. Os alunos também irão se
apresentar nesse momento. Se tiver algum aluno novo na turma, distribuir crachás
com nomes para identificação durante a dinâmica.
Aplicar a seguinte
dinâmica:
Material: Estrelas (de papel, papelão, cartolina ou similar) com os
nomes dos participantes, aparelho de som uma música tranqüila, folhas em
branco, canetas e lápis coloridos, crachás para edificação dos
participantes.
Procedimentos:
O facilitador distribui aos participantes estrelas (o formato pode ser outro também) com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos para guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver a estrela e, tirar outra.
Coloca-se uma música tranquila de fundo e pede-se ao grupo que caminhe calmamente pela sala, observando disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele. e pensando de que forma poderia representar a pessoa.
Após um minuto solicita-se a todos que se sentem e desenhem como imaginam ser a pessoa que estavam observando quanto à:
• O que ela gosta de comer;
• Qual a cor preferida;
• Que presente você daria a esta pessoa.
Quanto todos tiverem terminado cada um irá apresentar a pessoa cujo nome está com ele. Àquele que foi apresentado pode argumentar, concordando ou discordando e citando os porquês.
Cabe o facilitador conduzir a discussão e comentar a dinâmica de acordo com seus objetivos.
Fonte: (Dinâmica on line)
Procedimentos:
O facilitador distribui aos participantes estrelas (o formato pode ser outro também) com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos para guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver a estrela e, tirar outra.
Coloca-se uma música tranquila de fundo e pede-se ao grupo que caminhe calmamente pela sala, observando disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele. e pensando de que forma poderia representar a pessoa.
Após um minuto solicita-se a todos que se sentem e desenhem como imaginam ser a pessoa que estavam observando quanto à:
• O que ela gosta de comer;
• Qual a cor preferida;
• Que presente você daria a esta pessoa.
Quanto todos tiverem terminado cada um irá apresentar a pessoa cujo nome está com ele. Àquele que foi apresentado pode argumentar, concordando ou discordando e citando os porquês.
Cabe o facilitador conduzir a discussão e comentar a dinâmica de acordo com seus objetivos.
Fonte: (Dinâmica on line)
2º
Escrever no quadro a palavra paz e pedir que façam comentários sobre
ela. Anotar no quadro as falas dos alunos.
Fazer questionamentos do tipo: O que você acha que é ter paz?
Como fazemos para ter paz?
3º
Dividir a turma em duplas e entregar cartões com textos sobre
paz.
Cada dupla deverá ler e refletir sobre
o que está escrito. Deixar a dupla conversar por alguns minutos e depois cada
dupla deverá fazer as apresentações.
Fazer o encerramento com um cartaz
coletivo sobre paz e fixar na sala.
4º
Na saída entregar as lembrancinhas.
Desenvolvimento
1º
Receber os alunos questionando como foi o dia
anterior após a discussão sobre o tema paz.
O que eles fizeram para disseminar a paz.
Ouvir atentamente as falas dos alunos. E conduzir a
conversa de acordo com as falas.
2º
Ouvir a música
Diga Sim à Paz
Eliana
Composição: Lucia Turnbull
Ninguém aguenta mais ver tanta violência
Em todo o lugar
Eu tenho muito medo de sair de casa
Sem saber se vou voltar
Até quando vai durar
Precisamos resolver
Tudo o que agente quer é paz
É paz, paz, paz pra viver
Deixa o sol brilhar no seu coração
Diga, siga sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar sobre essa Nação
Diga, diga sim à paz
Violência não
Ninguém aguenta mais ver tanta violência
Em todo o lugar
Eu tenho muito medo de sair de casa
Sem saber se vou voltar
Até quando vai durar
Precisamos resolver
Tudo o que agente quer é paz
É paz, paz, paz pra viver
Deixa o sol brilhar, vamos dar as mãos
Diga sim, sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar no seu coração
Diga, diga sim à paz
Violência não
Em todo o lugar
Eu tenho muito medo de sair de casa
Sem saber se vou voltar
Até quando vai durar
Precisamos resolver
Tudo o que agente quer é paz
É paz, paz, paz pra viver
Deixa o sol brilhar no seu coração
Diga, siga sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar sobre essa Nação
Diga, diga sim à paz
Violência não
Ninguém aguenta mais ver tanta violência
Em todo o lugar
Eu tenho muito medo de sair de casa
Sem saber se vou voltar
Até quando vai durar
Precisamos resolver
Tudo o que agente quer é paz
É paz, paz, paz pra viver
Deixa o sol brilhar, vamos dar as mãos
Diga sim, sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar no seu coração
Diga, diga sim à paz
Violência não
3º
Entregar a letra da música para cada aluno.
Após ouvir refletir sobre a canção.
( Oralidade)
- Qual o assunto principal dessa canção?
- O que você acha que o autor estava sentindo ao
escrever essa canção?
-Qual é o desejo maior do autor?
- vocês concordam com o autor?
-O autor diz que devemos dizer sim para a paz. Como?
E como dizemos não para a violência?
4º
Entregar uma cópia para cada aluno das seguintes
questões.
Você deverá responder as questões em seu caderno.
1-
Que
tipo de texto é esse?
2-
Quem
escreveu?
3-
Quem
canta?
4-
Como
podemos saber disso?
5-
Segundo
o texto o que ninguém mais aguenta?
6-
O
autor diz que tem medo de sair de casa. Por quê?
7-
Você
também tem medo de sair de casa? Por quê?
8-
Devemos
dizer sim para a _________.
Devemos dizer
não para a _________.
9-
Releia
o trecho abaixo:
Deixa o sol brilhar no seu coração
Diga, siga sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar sobre essa Nação
Diga, diga sim à paz
Violência não
Diga, siga sim à paz
Violência não
Deixa o sol brilhar sobre essa Nação
Diga, diga sim à paz
Violência não
Como é possível o sol
brilhar em nosso coração?
Após todos terem respondido fazer a correção
coletiva.
5º
Tendo bem definido o conceito de paz construir coletivamente as
regras de convivência na escola e fixar na sala. Evidenciar o que pode e não o
que não pode.
Ex: em vez de escrever- Não pode correr na sala- escreva- Pode andar devagar na sala.
Avaliação
Verificar se:
-
Reconhecem os gêneros trabalhados;
-
Leem com fluência;
-
Leem com compreensão;
-Expressam-se
com clareza;
-Expõem
o que sabem sobre o tema;
- Escrevem
ortograficamente; (Anotar as palavras que erraram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário