Valorizar a água como fonte de vida.
Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza.
Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.
Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
Objetivos específicos
Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
Metodologia
Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza.
Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.
Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
Objetivos específicos
Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
Metodologia
Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: “Os ciclos da água”.
Desenvolvimento
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.
Atividades – Música
1° Dia – Iniciar a aula com a música: Chuá, Chuágua (baixe aqui), em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula. Outra música sugerida é Ratinho tomando banho (baixe aqui), veja o vídeo abaixo… falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.
Vídeo
Exibir o vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água…
Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.
História
Contar a história A gotinha Plim Plim e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula. Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula.
1 – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.
1 – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.
História e Arte – A gotinha viajante
Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.
Recursos didáticos
Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.
Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.
Lembrancinhas e decoração
Construir com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água. Realizar oficinas para a confecção de lembrancinhas para o projeto e decoração da sala. A sala pode ser decorada com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto. Você pode também confeccionar móbiles sobre o ciclo da água. Lembrancinhas podem ser feitas com gotinhas de EVA ou papel coladas no copo descartável com água. A água será tomada na sala de aula enquanto se fala sobre a importância da mesma.
Avaliação
Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou? Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário