sábado, 28 de janeiro de 2017

O Sistema Montessori e a importância do silêncio

É muito difícil conseguirmos ficar em silêncio hoje em dia. Sempre há sons 
externos por toda parte e nossos dias passam a ser barulhentos. A ausência 
de som é importante para nos voltarmos para nós mesmos e conseguirmos
 nos concentrar naquilo que realmente importa. É justamente por isso que 
trabalhar o silêncio é uma das principais características de uma escola 
Montessori.
Este silêncio é fruto da educação do movimento, que é incentivada pelo método Montessori. Os alunos aprendem a ter controle sobre si mesmos, descobrindo o exato momento de focar em suas tarefas. Ao entrar em uma sala montessoriana, encontramos os alunos calmos e concentrados realizando suas atividades. Naquele espaço, cada um está no seu momento de aprendizagem, por isso eles sabem que é necessário respeitar o momento do outro, através de atitudes calmas e poucas palavras.

Sistema Montessori estimula o silêncio que já é natural da criança

Percebemos que a criança está em perfeito equilíbrio, quando ela está concentrada na sua atividade, mergulhada no seu mundo, pois, para ela, o silêncio é algo totalmente natural. É simples perceber como o silencio é natural na criança, pois quando ela está interessada em algo, a calma perpetua. Observando a calma dos pequenos em atividade, o adulto pode aprender sobre o autoconhecimento e a paz interior.
“O silêncio da imobilidade, por outro lado, deixa a vida comum e o trabalho suspensos, e não tem objetivo prático. Toda sua importância e seu fascínio advêm do fato de que pela suspensão da rotina habitual da vida, este silêncio eleva o indivíduo a um patamar superior. Aqui, não há questão de utilidade, a única atração é a do autodomínio.” Maria Montessori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário