segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Atividades para creche


As férias já estão acabando para a creche e já está na hora de pensarmos nas nossas atividades...Achei umas atividades bem interessantes e vou publicar aqui...
Objetivos em Creche
  • A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da
    criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos
    e as respectivas finalidades:
  • Canções
    – Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
  • Lenga-lengas
    – Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem
    oral, gestual e corporal
  • Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais,
    cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético
  • Jogos – Compreensão de regras, socialização
  • Modelagem
    – Controlo da motricidade, capacidade de exploração
  • Rasgagem e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
  • Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
    imaginação
  • Fantoches – Concentração, visualização
  • Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
    Atividades em Creche
  • Os bebés e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto
    humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com
    que recebem.
  • Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da
    vida, só podem ser accionados no calor seguro de uma relação
    harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
Por isso é muito importante:
  • Habituação ao contacto e necessidades de contacto através da proximidade
    corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar
    com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.
  • Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes,
    campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde virão em direcções
    diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes.
    Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons
    de roca, etc.)
  • Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em
    movimento, através de objectos com formas simples e cores nítidas
    (bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a
    poucos objectos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos
    acrescentar outros objectos mais pequenos, bem como imagens simples.
  • Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando
    se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com
    sopro.
  • Ensinar a apalpar, mexendo em vários objectos com a mão (ao principio será
    conduzida).
  • Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar
    a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola,
    fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer
    brincadeiras simples com os dedos, etc.
  • Educação para a movimentação do corpo levando os movimentos espontâneos a
    adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar,
    rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A
    articulação da criança através dos exercícios de “ginástica”
    rítmica tem uma importância muito especial.
  • Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome
    próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
    coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as actividades.
  • Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias.
    “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras
    determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado
    objecto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reacções
    apropriadas.
  • Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a
    colher.
  • Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
  • Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança,
    bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer
    experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e
    aprovando os seus esforços.
  • Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da
    criança.
  • Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua
    participação e iniciativa.
  • Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e
    repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser
    incorporado somente através de pequenos passos.
  • Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem
    deverão ser simples, calmos mas enérgicos.
  • É muito importante que a criança conheça e brinque com objectos que
    há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa,
    botões, papéis, etc.).
  • Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder,
    bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e
    mais da vida de todos os dias. (autora: Raquel Martins)

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