A
equoterapia é uma área que atualmente vem se abrangendo no campo de
trabalho do pedagogo e do psicopedagogo, como forma de auxílio nas
questões onde se envolvem dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem.
Cabe ressaltar a importância deste profissional na reabilitação global
de muitos portadores de necessidades especiais na prática equoterápica, e
na equipe multidisciplinar de um Centro de Equoterapia. A função do
pedagogo e do psicopedagogo na equoterapia, não é alfabetizar no cavalo,
porque se o praticante já possue alguma dificuldade de leitura e
escrita, que não foi resolvida em sala de aula, com certeza uma vez por
semana, trinta minutos, não é a resolução de anos rotineiros e
cotidianos buscados nos ambientes escolares de aprendizagem. Portanto, a
atuação destes profissionais na equoterapia, não substitue de maneira
alguma o professor em sala de aula. Leia em "Mais Informações"
Mas então, qual é a atuação do pedagogo ou do psicopedagogo na equoterapia?
A
ótica de atuação equoterápica destes profissionais, é auxiliar o
processo de aprendizagem desenvolvido no ambiente escolar, de forma que
facilite, o desenvolvimento deste processo de ensino-aprendizagem como
um todo.
Buscando
solucionar algumas dificuldades que possam estar prejudicando a
assimilação, memorização, ou processo cognitivo do praticante.
Existem
vários relevantes numa sessão equoterápica, desde a socialização,
auto-estima, segurança, afetividade, psicomotricidade, articulações de
fala, ludicidade, disciplina, como também situações de
ensino-aprendizagem, raciocínio lógico-matemático, perceptivas motoras,
sensoriais, e formação moral.
Cabe
ao profissional realizar as suas avaliações e adequar as sessões
equoterápicas de acordo com o seu praticante, pois não existem receitas
prontas, cada terapia é única, o mais importante é respeitar os limites
de aprendizagem e interação do seu praticante.
No
Núcleo de Equitação Terapêutica de Osasco ocorre um trabalho
multidisciplinar onde os fisioterapeutas e os profissionais da educação
trabalham com objetivos interdisciplinares e até transdisciplinares,
onde o pedagogo e o psicopedagogo orientam os profissionais da saúde a
atuarem na sua área, de forma a abranger a aprendizagem nas situações
equoterápicas, e vice-versa, os profissionais da saúde orientam os da
educação para também abranger reabilitação motora e consciência
postural.
Eliane Cristina Baatsch - Pedagoga/Psicopedagoga
www.equoterapianet.com.br
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