terça-feira, 25 de agosto de 2015

A CRECHE DEVE TRABALHAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA COM AS SUAS CRIANÇAS?

“7 de setembro, dia da independência do Brasil”.

O que pode significar a comemoração dessa data para uma criança de dois ou três anos?

Para muitos talvez pareça muito complexo o entendimento do significado de pátria, de independência, de civismo para uma criança com tal idade.

Nesta reflexão, antes de perguntar o que pode significar para criança, acho que a pergunta que deveria ser feita era: O que a comemoração da independência do país significa para aqueles que estão educando as crianças?

Não se trata apenas de didática e de fundamentação teórica a respeito de como a criança aprende ou do que pode ou não ser significativo para crianças nessa faixa etária, trata-se primeiramente de compreendermos que só educamos com base no que acreditamos, com base nos valores que construímos para nós mesmos.

Assim, um educador que  não construiu para si, por exemplo, a valorização do meio ambiente, de reciclar o lixo, de cuidar das plantas ou de manifestar o amor e o respeito pelo seu país, não conseguirá trabalhar esses valores de forma significativa com os seus alunos.

Podemos pensar que se trata apenas de uma data comemorativa e que o fato de ignorá-la não representa falta de patriotismo. Todavia, é preciso lembrar que o ser humano, diferentemente dos outros animais atribui grande importância ao simbolismo das coisas. Um simples  objeto pode adquirir uma importância enorme, que vai muito além da sua funcionalidade, em virtude da história que foi construída em torno dele e uma data pode, dessa forma, ser carregada de significados que compõe o modo de se de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de uma nação.

Hoje com o avanço nas pesquisas em torno de como a criança pensa e constrói o seu conhecimento, somos capazes de prever que toda as experiências que se tornam significativas na vida de uma criança, mesmo na mais tenra idade, formarão elementos relevantes na sua formação psíquica e social.

Desta forma, promover experiências relevantes em torno de valores como o patriotismo, o respeito aos mais velhos, aos animais, a natureza, entre outros, deixam marcas na vida da criança. Embora essas marcas, muitas vezes, não sejam de imediato vislumbradas, elas, certamente, representam fundamentos, bases, para compreensões futuras.

Assim, neste dia em que se comemora a independência do nosso país, ao vermos uma criança desfilando com chapéu de soldado feito de jornal; com o rosto pintado com as cores da bandeira brasileira; com uma bandeirinha na mão feita por ela ou qualquer outra manifestação promovida pela escola para referendar a data junto aos seus alunos, podemos ter a convicção de que fizemos a nossa parte para que no futuro essa criança possa compreender que nesta data, 7 de setembro, o seu país comemora uma conquista que precisa ser lembrada sempre para que se valorize a independência adquirida à custas de muita luta e sangue de pessoas que por amor a sua gente lutou por isso.

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