terça-feira, 30 de junho de 2015

Entendendo as hipóteses da escrita das crianças

As hipóteses (fases) da escrita da criança segundo Emília Ferreiro são:

  • Nível 1: Hipótese Pré-Silábica
    A criança:
    – não estabelece vinculo entre fala e escrita;
    – demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
    – usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
    – caracteriza uma palavra como letra inicial;
    – tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever

  • • Nível 2: Intermediário I
    A criança:
    – começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
    – começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
    – conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.

  • Nível 3: Hipótese Silábica
    A criança:
    – já supõe que a escrita representa a fala;
    – tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
    – já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
    – em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.

  • Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II
    A criança:
    – inicia a superação da hipótese silábica;
    – compreende que a escrita representa o som da fala;
    – passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
    – consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.

Não existe o nível ortográfico. Dizemos que a criança está alfabética, mas possui dificuldades em grafar as palavras corretamente.
As atividades podem ser: cruzadinhas, agrupamentos de palavras pela dificuldade ortográfica, jogos, uso do dicionário etc.

Fonte: http://cantinhoprodihene.blogspot.com.br/

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