segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ensinando seu filho a ler e escrever


Cada criança tem seu próprio ritmo e você já deve estar cansado de saber disso, mas ver a ansiedade dos pais pode deixar o pequeno ansioso, e isso pode atrapalhar o processo de aprendizado deles.Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa deixar a ansiedade de lado e ajudar nessa fase tão importante da vida do seu filho:
- Evite aquele interrogatório na saída da escola e não fique chateado se, quando perguntar o que o seu filho aprendeu na escola, ele disser “nada”. É claro que o seu filho participou de atividades voltadas para a alfabetização, e acordo com o plano de ensino. A resposta dele é apenas um reflexo do que e de quanto ele quer partilhar com você sobre isso.
- Evidenciar a importância da leitura e da escrita no dia a dia pode ser uma ótima maneira de estímulo. Ao invés de falar, demonstre para a criança ao escrever a lista de supermercado ou uma tabela de atividades extracurriculares juntos. Você também pode deixar bilhetinhos para que o seu filho leia ao acordar dando a oportunidade para ele se mobilizar nesse processo. Mas cuide para não força-lo e para que não haja um excesso de informações que podem gerar certa aversão na criança.
- Como sempre, seja o exemplo de leitor. Leia na frente do seu filho, mostre para ele fotos sobre o lançamento de um filme que ele queira ver ou mesmo informando datas e horários de jogos para ele.
- Nada de comparações. Já falamos diversas vezes aqui pelo blog como comparar seu filho ao irmão mais velho, o primo ou ao coleguinha pode ser prejudicial para ele. Lembra-lo de que fulano já está lendo sozinho e ele não pode fazer com que ele se sinta diminuído e mesmo com inveja da pessoa com a qual foi comparado. Toda criança é capaz de aprender a ler e escrever, mas grande parte desse processo depende apenas dela. Por isso, proporcione um ambiente saudável e estimulante para o pequeno, sem exageros.

Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário