O processo de alfabetização, o período de aquisição da escrita, passa
por quatro diferentes fases, sendo elas: pré-silábica, silábica,
silábica-alfabética e alfabética.
Ao passar por cada uma dessas fases, a criança vai construindo a sua
escrita de forma a perceber que a palavra é composta por várias letras,
diferentes símbolos, e que se fragmentadas em pedaços não tem
significado. Na verdade, trabalha-se com a palavra como um todo e não
mais com partes (sílabas) que se agrupam para formá-las.
Exercícios de cobrir linhas pontilhadas servem para desenvolver a
coordenação motora fina, mas esta pode ser trabalhada de outras formas
como: massinha; colagens feitas com objetos pequenos, como macarrões de
sopinha, grãos, miçangas,além de punção e alinhavos, e vários outros.
o processo de desenvolvimento da escrita depende do parte cognitiva e
motora. É preciso que a criança compreenda a formação da palavra,
identifique os diferentes sons relacionados aos diversos códigos,
estabeleça em seu pensamento essas construções.
Este aprendizado exige das crianças um grande domínio motor. Para
escrever em cursiva é necessário que a criança realize atividades que
antecedam a escrita, atividades estas relacionadas à
psicomotricidade.Atividades lúdicas e muito divertidas!
Uma destas atividades é o uso de massinha de modelar. Primeiramente
trabalhamos a musculatura das mãos com movimentos específicos para, mais
tarde, escrevermos nossos nomes utilizando a massinha.
Com a aula Educação Física pode desenvolver a motricidade com atividades muito divertidas!
A letra de fôrma é mais fácil de aprender pois está inserida nos livros,
logotipos, cartazes, rótulos, etc. Faz parte do contexto da criança
muito mais do que a letra cursiva. A escrita cursiva é parte integrante
de nossa cultura; porém, é muito mais simples usar a letra de fôrma
devido à facilidade de seu traçado.
Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da
escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham
pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as
palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa,
já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente
das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas
letras de mão deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a
lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem
alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras
cursivas.
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