quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PRÉ-ALFABETIZAÇÃO – Nome Próprio (a partir dos 4 anos)

As letras do nome próprio funcionam como um primeiro referencial para as crianças arriscarem a escrita. Pois, o nome próprio é um conhecimento prévio do aluno e isto faz com que o ensino-aprendizagem seja aprimorado.
O uso do nome próprio como ponto de referência para que a criança confronte suas ideias sobre a língua escrita.
O domínio do próprio nome dos colegas e dos familiares é um dos caminhos para conhecer o alfabeto completo.
Ano passado utilizei em meu planejamento o jogo Hora da Chamada. Na minha turma de 1º Ano tinha cinco alunos que não frequentaram a Pré-escola, portanto, não tinham os conhecimentos e habilidades que são desenvolvidos nessa faixa etária, observei na sondagem suas dificuldades e corri atrás para saná-las, de modo que, fossem atividades que envolvessem toda a turma. Assim, trabalhei este jogo, Hora da Chamada, que foi uma mão na roda para ajudar estas crianças. É um jogo de Pré - A e B, mas, nós professores buscamos estratégias diferenciadas para ajudar nossos pequenos, fui bem sucedida com esta proposta de atividade.
HORA DA CHAMADA
PARTE – I
Objetivos: Realizar a leitura do próprio nome e dos colegas;
# Reconhecer as letras do alfabeto;
# Escrever o próprio nome;
Materiais: uma caixa de sapatos vazia; crachás com o nome dos alunos; alfabeto móvel; lugar para colocar os crachás em exposição.
Jogar:
** colocar os crachás na caixa; formação dos alunos em circulo.
** Desafiar os alunos a descobrir quem veio na aula hoje. A professora pega um crachá e incentiva as crianças a lerem, quando o nome for identificado, a criança vai e escreve seu nome no quadro-de-giz, observando a tabela MENINAS / MENINOS, observe quem necessita do crachá para copiar o nome.
** Jogar até todos colocarem seu nome no cartaz dos crachás, fazer a contagem do número de alunos: meninas, meninos, total de alunos.
OBS: Esta atividade realizei por uma semana um dia sim e outro não.
HORA DA CHAMADA
PARTE – II
# Identificar a primeira letra do nome associando com o alfabeto;
** A professora confecciona, com antecedência, a primeira letra do nome dos alunos colado em palitos de picolé.
** Passar a caixa com os palitos dentro, quando a professora fizer um sinal parar a caixa, um aluno retira um palito mostra para os colegas que dizem quem começa com aquela letra – a criança escreve a letra inicial do seu nome em uma tabela no quadro-de-giz, logo após, coloca o palito no cartaz de nomes.
** Na tabela contar quantos colegas começam com a mesma letra.
OBS: Esta atividade realizei por três dias.
HORA DA CHAMADA
PARTE - III
  
# Comparar os diferentes tamanhos dos nomes;
# Reconhecer a última letra do nome;
** Crachás com o nome na caixa.
** Um aluno sorteia o nome, o dono do nome pega, assim por diante.
** Depois que todos reconheceram e estão de posse de seus nomes, começa a observação de 2 em 2 nomes: “Qual nome é maior?” “Com que letra termina?” “Quantas letras são iguais?”
HORA DA CHAMADA
PARTE – IV
# Ler e distribuir os crachás com o nome;
# Reproduzir com o alfabeto móvel o que está escrito no crachá do nome;
** O ajudante do dia realiza a leitura dos nomes no crachá e entrega para o dono do nome.
** Em duplas com o alfabeto móvel formar o seu nome. A professora auxilia as crianças no processo da reprodução do nome através de questionamentos:
“Tem certeza que é esta letra?”
“A letra é igual a do crachá?”
“A letra esta do lado correto?”
Observar as crianças que não precisam do modelo para montar o nome.
OBS: Esta atividade realizei por um período de um mês, não todos os dias claro.
HORA DA CHAMADA
PARTE – V
# Identificar a primeira sílaba do nome;
** Os crachás, na caixa, vão passando de mão em mão ao som de uma música, quando a música parar o que está de posse da caixa retira um crachá lê e entrega ao dono.
** O aluno sorteado escreve no quadro-de-giz na tabela a primeira sílaba do seu nome.
** Fazer comparações: sílabas iguais, quantia de letras nas sílabas, etc.
OBS: Esta atividade realizei por um semestre. 


Primeira sílaba do nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário