domingo, 31 de janeiro de 2016

Sequência didática para trabalhar com o tema minhoca


As crianças devem, desde pequenas, ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no espaço e no tempo.

Podem também trocar ideias e informações debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representá-las, aprendendo, aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por
que as ideias mudam ou permanecem (BRASIL, 1998, p. 172).

OBJETIVOS
  • Possibilitar que as crianças vivenciem, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas, tudo relacionado ao tema minhoca.
  • Propiciar às crianças a aquisição de um repertório cognitivo amplo, acerca das minhocas.
  • Estimular a pesquisa e a análise das palavras no contexto do tema minhoca, por melo de diálogos livres e dirigidos.
  • Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da leitura de imagens, e produções escrita e de leitura
  • Pesquisar sobre as minhocas.
  • Proporcionar a leitura informativa sobre as minhocas.
  • Estabelecer relações entre características e comportamento dos seres vivos.
  • Formular perguntas e suposições sobre o tema em estudo.
  • Organizar e registrar informações por meio de desenhos, esquemas, listas e pequenos textos, sob a orientação da professora.
  • Sensibilizá-los sobre a extinção dos animais selvagens e domésticos.
  • Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, calor, solo e
  • características específicas dos ambientes diferentes.
  • Aprender a pesquisar na internet sobre o tema em estudo.


PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ENVOLVENDO LEITURA E ESCRITA

1 Elencar as curiosidades dos alunos em relação ao tema.

Onde as minhocas vivem?
O que elas comem?
Como elas andam?
Como as minhocas nascem?
Como é seu corpo?
Minhoca tem boca e Anus?
Minhoca faz coco?
Minhoca vive somente em solo úmido ou pode ser seco?
Minhoca vive se colocada dentro da água?
Para que serve minhoca?

2. Pesquisa sobre as espécies de minhoca, com o auxílio da internet.
3. Ir a biblioteca da escola fazer descobertas sobre as minhocas.
4. Promover o dia de coleta de minhocas.
5. Observação das minhocas com o auxílio de uma lupa.
6. Leitura de textos sobre minhocas, minhocários.
7. Relatório no caderno de campo sobre o que foi observado no decorrer das atividades do projeto.
8. Desenho de minhocas indicando suas partes.
9. Observar os túneis que elas fazem no solo, através de figuras de livros.
10. Montar um minhocário dentro de um vidro transparente.
  • Observar no vidro, os tuneis que as minhocas fazem.
  • Verificar como as minhocas se movimentam em seu habitat.
  • Observar como as minhocas interagem.

11. Trabalhar animais vertebrados e invertebrados.


TRABALHO COM MINHOCAS POR DISCIPLINA

Língua portuguesa:
  1. Trabalhar com a produção de textos em forma de relatório.
  2. Trabalhar com a paródia das músicas sobre a minhoca.


Ciências
  1. Através da pesquisa com as minhocas trabalhar:
  2. Animais vertebrados e animais invertebrados,
  3. Animais aquáticos e terrestres,
  4. Diferentes habitats dos animais,
  5. Alimentação dos animais e do ser humano.
  6. Fazer a comparação do contexto do estudo das minhocas com os animais em extinção.
  7. Seres vivos e não vivos.

Geografia e História
  1. Espaço que a minhoca ocupa chamados túneis.
  2. Comparar a moradia da minhoca com a de outros animais e do ser humano,
  3. Localização de algumas espécies.
  4. Preservação do solo.
  5. Localização do espaço de cada aluno na sala e fazer a comparação com o universo das minhocas.
  6. Localização do espaço que a família das minhocas ocupa, onde moram, no caso limites territoriais entre suas família.

Educação Artística:
  1. Desenho de alguns animais inclusive da minhoca, recorte de seres vivos e não vivos animais invertebrados e vertebrados, aquáticos, terrestres, para construção de um álbum.
  2. Distribuir metade de uma cartolina para os alunos desenharem suas descobertas sobre as minhocas.

Matemática:
  1. Comparação das minhocas de acordo com o tamanho, maior a menor,
  2. Contagem de minhocas.
  3. Atividades de construção de problemas matemáticos envolvendo o tema e as quatro operações matemáticas,
  4. Trabalhar unidades e dezenas.

Educação Física:
  1. Brincar com movimentos corporais através da paródia “A serpente", no lugar de serpente cantar "A minhoca".
  2. Imitações da locomoção da minhoca.


PRODUÇÃO FINAL DO PROJETO
  • Apresentação dos trabalhos.
  • Exposição de cartazes com fotos e ilustrações das atividades do projeto.
  • Construção de um álbum ilustrado.


RECURSOS
  • Atividades do projeto, histórias sobre o tema, pesquisas, livros, revistas, audição de CDs, cartolinas, material para confecção de livros.


AVALIAÇÃO

  • Observar se através dessa atividade os alunos avançam no estabelecimento de relações entre linguagem escrita e oral, e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura e escrita.

------------------------------------------------------------------------------

Texto sobre as minhocas

As minhocas atuam como verdadeiras engenheiras, adubando o solo e abrindo caminhos para a infiltração de água.

Elas passam a vida perfurando o solo e transformando terra e lixo orgânico num produto rico em nutrientes e de fácil assimilação pelas plantas: o húmus.

Graças a esse trabalho, o solo que lhes serve de alimento é devolvido na forma de matéria orgânica com onze vezes mais potássio, sete vezes mais fósforo, cinco vezes mais nitrogênio e o dobro de cálcio e magnésio.

Surda, muda, cega e sem sentido de direção, a minhoca tem o tato e o paladar bastante desenvolvidos.

Ela usa uma espécie de cunha (prostômio) para abrir galerias e alcançar seu alimento, que depois são digeridos e expelidos em forma de bolotas fecais - o valioso húmus, que pode ser utilizado como adubo em plantações

ATIVIDADES










Nenhum comentário:

Postar um comentário