quarta-feira, 9 de setembro de 2015

**PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS**



Prova – Inclusão de classes
Material – 10 margaridas, 3 rosas
O objetivo é avaliar a capacidade de entender que tanto margaridas quanto rosas pertencem a mesma classe de flores.
Critérios de aplicação – Mostrar as margaridas e as rosas e perguntar: Se fizermos um buquê de flores, existem mais flores ou mais margaridas? Podem-se mudar as perguntas para induzir a criança ao erro.
Avaliação:
Não Conservativo – 5 a 6 anos
A criança não entende que tanto as rosas quanto as margaridas são flores, então ela tende a responder que tem mais margaridas do que as rosas.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo – a partir de 7 anos
Todas as respostas são corretas, mas elas se espantam com a 1a pergunta: "Nesse ramos tem mais margaridas ou mais flores?".

***************************************************************************
 
Prova - Seriação de palitos
Material - uma série de 11 palitos graduados.
O objetivo é observar se a criança tem noção de altura e tamanho.
Critério de aplicação – Estimula-se a criança com uma história, pedindo, que ela faça uma escada com os palitos. Avaliar como ela escolhe cada bastão e a ordem na qual ela arranja. Se a criança acerta, entrega os palitos em desordem e avisa que vai montar a escada e pede para que ela entregue em seqüência para você. Avaliar os critérios que ela usa para escolher a ordem.
Avaliação:
Não Conservativo – 3 a 4 anos
Não entende a ordem dos palitos e monta por ordem horizontal ou vertical e não se atenta com bases.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo – a partir de 6 anos
A criança entende e começa a separar só os menores ou maiores primeiro e depois os coloca em ordem verticalmente ou dispondo-o sobre uma linha de base.
**************************************************************************
 
Conservação da superfície
Material - 02 pranchas verdes retangulares de 20x25 cm, 16 quadrados vermelhos de 4x4 cm, 2 vaquinhas.
O objetivo desta prova é avaliar a percepção da criança frente à quantidade de ração colocada em dois pastos diferentes.
Critérios de aplicação - São montados dois pastos com uma vaquinha em cada, sendo que no primeiro a disposição da ração, em termos de quantidade, é diferente do segundo. Podem ser aplicados alguns termos lúdicos para melhorar a capacidade de entendimento da criança.
Em qual dos pastos a vaquinha comeu mais?
Avaliação:
Não conservativo - 4 a 5 anos
Nesta fase quando afastamos os círculos a criança tem a percepção mais apurada de tamanho do que quantidade, logo a fileira vermelha possui mais círculos do que a fileira azul.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo - a partir de 5 anos
A criança já possui alguma noção de quantidade, e até justifica o óbvio.
**************************************************************************
 
Conservação de conjuntos
Material - 10 Círculos vermelhos, 10 círculos azuis.
O objetivo desta prova é avaliar a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas. Deste modo poderemos observar a noção de quantidade na visão da criança.
Critérios de aplicação - Para tornar a prova atrativa para a criança é importante utilizar uma linguagem que seja compreensível aos seus padrões, por exemplo, estórias infantis, brincadeiras, etc. Após esta introdução são colocados os círculos em seqüência de cores:
 
Tem a mesma coisa?
 
Onde tem mais?
Avaliação:
Não conservativo - 4 a 5 anos
Nesta fase quando afastamos os círculos a criança tem a percepção mais apurada de tamanho do que quantidade, logo a fileira vermelha possui mais círculos do que a fileira azul.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo - a partir de 5 anos
******************************************************************************
 
Prova de intersecção de classes

1. Descrição do material

3 classes de ficha:
5 círculos amarelos
5 círculos azuis
5 quadrados azuis
1 prancha de cartão, onde estão desenhados dois círculos, um preto e um verde, que se entrecruzam, delimitando três partes, uma das quais é comum aos 2 círculos.

2. Execução
O avaliador coloca as fichas dentro dos círculos que se cortam, as fichas amarelas e os quadrados azuis nas partes laterais e as fichas redondas azuis na parte comum.
Pede-se à criança que nomeia as fichas e suas características e pergunta-se:
1. Por que você acha que colocamos estas fichas redondas azuis no meio?
A seguir, o avaliador faz as perguntas abaixo:
2. Existem aqui mais fichas amarelas ou mais fichas azuis, ou existem número igual?
3. Existem aqui mais fichas quadradas ou mais fichas redondas, ou existe número igual?
4. Você acha que tem mais, menos ou mesmo tanto de fichas redondas ou fichas azuis? Como você sabe? Pode me mostrar? Pergunta de inclusão; (as quadradas estão incluídas nas azuis; portanto, as azuis estão em maior quantidade que as quadradas). O avaliador deve anotar as respostas da criança na ficha.
5. Você acha que tem mais, menos ou o mesmo tanto de fichas redondas ou azuis? Como você sabe? Pode me mostrar? Pergunta de intersecção; as fichas da intersecção são incluídas tanto nas azuis quanto nas redondas; portanto, tem a mesma quantidade.



Avaliação

Resposta de nível 1 – intuitivo global. A criança é capaz de constatar com acerto as perguntas que recaem sobre as classes não relacionadas (2 e 3), mas ainda não pode compreender as perguntas referentes à inclusão e a intersecção. Tampouco tem êxito nas perguntas suplementares porque não leva em conta o conteúdo da intersecção.
Exemplo: O que há no círculo verde? R: redondas azuis. O que há no círculo preto? R: quadradas azuis.


Resposta de nível 2 – intuitivo articulado. A partir deste nível observam-se êxitos nas perguntas suplementares (a criança se dá conta de que dentro de um círculo estão todas as fichas redondas e dentro do outro círculo estão todas as fichas azuis). Frente às perguntas 4 e 5, ou seja, de inclusão e de intersecção, a criança tem dúvida e pode responder corretamente ou não a alguma das duas perguntas.


Respostas de nível 3 – operatório concreto. A criança deste nível de pensamento tem acerto preciso desde o primeiro momento, a todas as perguntas: classes não selecionadas (2 e 3), de inclusão (4) e de intersecção (5).

***************************************************************************************

Combinação de fichas
Materiais:
- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.
****************************************************************************

 
.  Permutação de fichas
Materiais:
- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.
************************************************************************
PROVA DE SERIAÇÃO.
********************************************************************************


PROVA: INCLUSÃO DE CLASSES.
*********************************************************************************

CORRESPONDENCIA DOS ELEMENTOS.
**************************************************************************

IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS.
*******************************************************************************


APLICANDO: ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
"OS MATERIAIS CONFECCIONADOS POR MIM, LOGO POSTAREI OUTRAS PROVAS".




Bibliografia:
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. Rio de Janeiro, Editora WAK, 2009.
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário